Digital Drops Blog de Brinquedo

Macro usando lente invertida.

Este tópico contém respostas, possui 6 vozes e foi atualizado pela última vez por  kilson 5 anos, 1 meses atrás.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #189746

    ironman_br
    Participante

    Recentemente comprei no eBay um adaptador para utilizar uma lente invertida em maquinas Nikon. É algo barato e simples que permite utilizar lentes invertidas, de modo que atuem como lentes macro com grande ampliação e baixo custo.

    Quando se utiliza uma lente invertida, quanto menor sua distancia focal maior é sua ampliação. Eu testei com uma Pentax 28mm 2.8 e a ampliação é cerca de 2:1, ou seja se eu tirar uma foto de uma formiga que tenha 1cm, a imagem dela irá ocupar 2cm da área do sensor.

    Ao se utilizar desse artifício surgem muitos problemas. Um deles é que sua câmera irá operar totalmente em manual, inclusive o flash. É preciso mudar o modo do flash para manual e ir testando até ter uma exposição correta.

    Outro grande problema é como ajustar a abertura da lente. Em lentes antigas da Nikon e Pentax(nem tão antigas pois a Nikon deixa algumas lentes compatíveis com maquinas antigas), há um seletor manual para abertura e a lenta da Pentax que eu estou usando possui este seletor. Junto com esse seletor vêm um problema, é preciso ajustar a abertura e quanto menor (o que é preciso em macro), menos luz entra, então fica muito difícil fazer o foco.

    Nas lentes/maquinas modernas a lente sempre fica com a maior abertura possível, e apenas no momento de registrar a foto é que a lente fecha o diafragma para a abertura escolhida.

    Nas lentes pentax com seletor de abertura existe outra particularidade, ela trabalha um pouco como as lentes modernas, pois mesmo selecionando abertura o diafragma não se fecha até ser pressionado um pequeno pino de metal que fica no encaixe da lente.

    A melhor foto que tirei com esta gambiarra:
    Male Ctenidae Portrait

    Tirando a mp-65 da canon, que consegue ir de 1:1 até 5:1, para se tirar macro acima de 1:1 é preciso usar algumas gambiarras que podem criar dificuldade técnicas muito grandes, mas mesmo com essas dificuldades têm gente fazendo maravilha como o mestre Opo: http://www.flickr.com/photos/opoterser/

    Confiram a galeria dele! Ele usa lente invertida com tubo extensor para tirar fotos maravilhosas.

    []'s

    #245284

    creondai
    Participante

    Nuss esse cara é realmente :jawdrop: nas fotos que faz!!

    #245285

    Eduardo Aguiar
    Participante

    Ficou excelente a sua foto. Lembrei da minha Fuji S7000 e dos macros que fazia com ela. Mas não é a minha praia. Prefiro retratos e tal.

    Aqui algumas fotos feitas com a S7000:

    Mosca a contraluz 2/3

    Fly macro fly 3/3

    #245286

    ironman_br
    Participante

    Belas fotos! Gostei muito do bokeh na segunda!

    Fotos: http://ironmanbr.deviantart.com
    Blog: http://beernotfoundexception.blogspot.com/

    #245287

    ironman_br
    Participante
    #245288

    Patricia_
    Participante

    Quando comprei minha D50 (usada) no começo do ano, ela veio com um anel inversor. Mas minha mão é tão firme que só consegui usar ele quando comprei um tripé.

    O punk é que se eu não tomar cuidado, a lente fica suja facilmente.

    Minhas poucas fotos usando o anel inversor aqui

    #245289

    ironman_br
    Participante

    Oi Patricia,

    Minha mãos não são firmes não hehe, eu uso o flash para congelar o momento!!!

    []'s

    Fotos: http://ironmanbr.deviantart.com
    Blog: http://beernotfoundexception.blogspot.com/

    #245290

    Moisés Robles
    Participante

    Uau! :jawdrop:

    Belas fotos, amo esse estilo! Pena que não tenho equipamento/paciência/habilidade para tanto!

    ironman-br Vi que você tem uma galeria no deviantart, primeiro parabéns pelos trabalhos! Muito bom! Existe um artista de lá (chamado dalantech que tem excelentes fotos em macro! Acho que vale deixar a dica para quem quiser visitar.

    ______________________________________________________________
    I Wanna Rock N' Roll All Night And Party Every Day!

    #245291

    ironman_br
    Participante

    Opa,

    Obrigado!

    Sobre equipamento/paciência/habilidade é algo que pode evoluir com o tempo de devagar. Quando eu comecei nunca imaginei que fosse conseguir fazer as fotos que já fiz, mas ainda quero tirar fotos melhores e uma das pessoas que me motiva é o dalantech com sua galeria fantástica!

    O dalantech não ganha dinheiro com isso(ele é engenheiro), faz por que gosta e sempre reponde as perguntas técnicas que o pessoal faz e além disso posta tutoriais la no deviantart e em seu blog.

    Em minha jornada até agora um dos pontos mais altos foi receber uma critica bastante positiva dele para esta foto: http://ironmanbr.deviantart.com/art/Cute-Killing-Machine-in-my-Arm-122367466.

    []'s

    Fotos: http://ironmanbr.deviantart.com
    Blog: http://beernotfoundexception.blogspot.com/

    #245292

    kilson
    Participante

    IRONMAN,não tem o que dizer do seu trabalho,são fantastico,parabens é pouco,sou muito critico no que faço e quando demoro um tempão e sai aquela foto que não era o que esperava,tento e faço tudo de novo,faço porque gosto(minha área tambem é engenheria),e quando vejo uma foto sua ai da vontade de largar tudo aqui e ir pra casa caçar aranha,,risos,falando nisso,,manda umas pra mim que ta dificil encontrar umas,,quero te fazer uma pergunta que fiquei curioso,vc disse que” flash para congelar o momento”,mais em foto macro,sempre li que não é legal usar,,é isso mesmo?eu nunca testei.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.