Meio Bit » Arquivo » Fotografia » 1º Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte

1º Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte

12 anos e meio atrás

Você que estudou em uma Universidade já deve ter ouvido falar do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e pode até ter tentado/conseguido uma das bolsas de iniciação científica ou de pós-graduação. A notícia agora é que eles estão patrocinando um concurso de fotografia voltado para o desenvolvimento científico. Quando estava na faculdade eu contribuí muito para o registro das atividades de arqueologia na região. Registrar fotograficamente o desenvolvimento do conhecimento científico é uma das facetas da fotografia que muitos desconhecem e que nos apresenta várias oportunidades de produção de ótimas imagens.

O 1º Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte está com as inscrições abertas até o dia 12 de agosto de 2011 e tem como objetivo principal fomentar a produção de fotografias com a temática de ciência, tecnologia e inovação. As imagens vão servir para criar um banco de imagens e um Anuário Brasileiro de fotografias. Lógico que o foco do concurso é a comunidade científica brasileira, mas creio que muitos leitores aqui do Meio Bit estejam cursando faculdade e possuem projetos de iniciação científica. O concurso vai distribuir um total de R$ 90.000,00 em dinheiro para os vencedores das 6 categorias.

Para participar é só visitar a página oficial da disputa e ver o regulamento completo. Mas, já adiantamos que é necessário estar com o Currículo atualizado na Plataforma  Lattes, preencher uma ficha de inscrição e escolher uma das categorias abaixo e produzir um texto explicativo sobre o conceito de cada imagem no contexto científico e tecnológico, de 150 (mínimo) a 600 caracteres (máximo).

Vejam as categorias do 1º Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte.

Lentes Convencionais

Categoria 1 - Ambiente externo e paisagem humana: retratos, aglomerado de pessoas, cidades, estruturas arquitetônicas mecânicas de grande porte (externa) e fenômenos sociais.

Categoria 2 - Ambiente externo e paisagem natural: animais, plantas, fotomacrografia.

Categoria 3 - Ambiente interno e estúdio: equipamentos, itens tecnológicos, laboratório, studio, salas, instalações internas.

Lentes Especiais

Categoria 4 – Micro: lupas, microscópio, microscópio eletrônico - fotomicrografia.

Categoria 5 – Macro: telescópios, imagens de satélite.

Imagens Editadas

Categoria 6 - Ilustração científica ou imagem conceitual: 3D, modelos abstratos, maquete, imagem computacional, montagens, imagens compostas, infográficos.

Mais uma oportunidade que não podemos deixar passar.

relacionados


Comentários