Meio Bit » Arquivo » Hardware » Linha Athlon 64 X2 com preços despencando. Bom momento para upgrade?

Linha Athlon 64 X2 com preços despencando. Bom momento para upgrade?

18 anos atrás

O TGDaily vem acompanhando a queda generalizada de preços da linha de processadores Athlon 64 X2, com quedas, até o momento de 55% do preço original há apenas 2 semanas atrás. E logo em seguida, quedas de preços no mercado, com flutuações de preços para cima por causa de uma forte demanda.

Para se ter uma idéia de como os preços caíram, o Athlon 64 X2 5000+, top de linha dessa série caiu de 493 dólares para 318 dólares (TechOnWeb.com). O Athlon 64 X2 3800+, segundo o TGDaily, voltou a ser o campeão de preço/performance, após uma queda de 52% e custa agora 141 dólares, para o consumidor final. Sim, isso mesmo, na loja, nada preços por lote de 1000. E isso em menos de 10 dias.

Os preços estarão estabilizados em algumas semanas e aí fica no ar a pergunta: devo fazer um upgrade agora, no fim do ano, ou só ano que vem?Primeiro, os motivos. Se você não vive debaixo de uma pedra, sabe que isso deve-se ao efeito Core Duo, já que o lançamento dessa linha de processadores a preços competitivos ou até mesmo inferiores aos da AMD, fez com que a Intel ganhasse a guerra de custo/benefício, no caso de processadores, custo/performance. Vendo sua linha de processadores ofercer menos performance por preços mais altos, a AMD iniciou uma queda generalizada de preços, exceto do Athlon FX 62.

Ótimos processadores como o Athlon 64 X2 3800 oferecem um processamento imenso para quem usa o PC apenas como máquina de escritório. Bom demais, para falar a verdade, mas é uma ótima opção para fazer um upgrade "parrudo" e criar vídeos caseiros, editar imagens e ter uma ótima máquina pagando-se muito menos. Mesmo gamers se beneficiariam de um processador desses, podendo investir a diferença em uma placa de vídeo melhor ou quem sabe uma placa de aceleração física da Ageia. O dólar está baixo e ainda não sofreu alterações de preço por causa das eleições.

Quem quer absolutamente o melhor pelo menor preço, mas pode aguardar alguns meses. Entre Outubro e Novembro (caso o dólar esteja abaixo de R$ 2,40), os preços caem ainda mais, principalmente por causa de versões "extreme" lançadas próximas do Natal para ofertar algo para os entusiastas de bolso fundo e promoções de véspera de Natal. Outro bom momento é após o Natal, com estoques que precisam ser queimados. Muitos montadores aproveitam os descontos e compram em lote.

Quem comprou uma máquina nova em folha esse ano, espere o lançamento do Windows Vista e da nova geração de engines gráficas, em 2007 e avalie se realmente vale a pena. Talvez um upgrade na placa de vídeo seja mais benéfico a longo prazo que um processador novo, dependendo do modelo adquirido.

Qualquer que seja seu perfil, o consumidor saiu ganhado com essa queda de preços.

Fonte: TGDaily

relacionados


Comentários