Meio Bit » Arquivo » Hardware » Review: Kingston DataTraveler 1Gb com tecnologia U3

Review: Kingston DataTraveler 1Gb com tecnologia U3

18 anos atrás

Com o aumento de capacidade dos flashdrives, os usuários estão carregando cada vez mais arquivos com o mais variado conteúdo. Depois da óbvia utilidade de se carregar arquivos facilmente, as pessoas começaram a utilizar seus flashdrives para rodar programas diretamente do dispositivo, com muitos adaptando aplicativos para este fim.

A tarefa de instalar aplicativos e jogos em um flashdrive pode parecer corriqueira para um usuário mais experiente, porém para usuários iniciantes pode ser uma tarefa complicada. Com isto em mente, os grandes fabricantes de flashdrives desenvolveram uma plataforma chamada U3, que visa permitir a instalação de aplicativos e jogos, além de melhorar a segurança de flashdrives.

Um destes flashdrives com tecnologia U3 é o Kingston DataTraveler de 1 Gb, que recebi para avaliação. Com certificação para conexões USB 2.0, velocidade de leitura de até 6 Mb/s e escrita de até 3 Mb/s, o drive é mais lento do que flashdrives convencionais.

No exterior, nada de mais, além de um LED de atividade.

O grande diferencial deste flashdrive é a plataforma U3, que é ativada assim que o usuário conecta o dispositivo a uma porta USB. Em poucos segundos o flashdrive é "montado", e surge um ícone na barra de tarefas. O sistema monta uma unidade de disco virtual, que pode ser protegida por senha, como veremos a seguir.

Clicando no ícone, surge um menu bastante similar ao menu "Iniciar" do Windows. Nas colunas à esquerda, há uma lista de aplicativos, e à direita ficam as opções, como explorar o disco, instalar/remover programas, segurança, e "ejetar" o disco.

Para instalar um aplicativo diretamente do site do U3, basta escolher a opção no menu e escolher o aplicativo desejado. Nos meus testes, tudo funcionou bem, porém a versão do Firefox que instalei estava desatualizada, e a do Skype também. Aliás este pode ser um dos maiores problemas da plataforma: os aplicativos devem ser adaptados para a plataforma U3, que pode não se tornar popular.

Há ainda uma opção para gerenciar os programas instalados, mostrando o espaço ocupado em disco pelo aplicativo, sua versão e uma breve descrição. Há ainda a possibilidade de se escolher que programas serão rodados automaticamente ao conectar o flashdrive.

Sobre segurança, e possível proteger o acesso ao disco por senha. Não há outras opções de segurança visíveis, e já há falhas de segurança reportados.

Para os desenvolvedores que quiserem tornar seus aplicativos "móveis" para a plataforma U3, o site deles oferece um SDK e muita documentação para tal.

Conclusão: para o usuário que quiser uma solução simples para ter seus arquivos e aplicativos à sua disposição, um flashdrive com U3 pode ser uma boa escolha. Entretanto, para usuários avançados tal plataforma não se faz necessária. Outro porém é que a plataforma U3 só roda em Windows, e o sistema de segurança da plataforma é vulnerável.

Homepage do fabricante: Kingston Technology Company
Preço: aprox. US$40.
Onde comprar: Amazon.com

relacionados


Comentários