Meio Bit » Arquivo » Mobile » Microsoft Live Mail para portáteis

Microsoft Live Mail para portáteis

18 anos atrás

O Empório do Bill está atacando em todas as frentes, na iniciativa Live. A versão beta mais recente do Microsoft Live Mail, o sucessor do hotmail, já vem com otimização para dispositivos portáteis, como PDAs e Smartphones. Apesar de limitado, pelo próprio hardware a que é destinado, pode-se dizer que o produto já é bem prático para viajantes e outros usuários móveis. Na verdade toda a iniciativa Live está oferecendo versões mobile.

Como tudo ainda está em beta, o Passport cuida da autenticação, mas já foi confirmado que ele irá morrer em breve. Para portáteis, esse sempre foi um acesso complicado, até pouco tempo as páginas tradicionais de login da Microsoft não entravam. Com a versão mobile, são eliminados os scripts locais, sem comprometer o acesso.

Na tela inicial, temos os vários serviços disponíveis. Nosso escolhido é o email.

Uma tela minimalista exibe as pastas básicas, até aqui o acesso está bem rápido. Note que nessa e em quase todas as outras telas, o texto tende a ser curto. Ainda não há muitos portáteis com resolução VGA, por enquanto o padrão é 320x240, ou menor, no caso dos telefones. Os campos foram pensados em uma tripa fina e comprida de dados, pois rolagem vertical é aceitável, horizontal não, dizem as pesquisas de interface.

Clicando na caixa de entrada vemos esse conceito mais uma vez. Os títulos dos emails são truncados, mantendo-se a informação enviada a mínima possível. Para quem paga R$6,00 / MB no GPRS, é uma idéia muito bem-vinda. A distinção entre mensagens lidas e não-lidas também é clara, tanto pelo ícone quanto pelo título em negrito.

Selecionando uma mensagem para exibição, o texto é privado de HTML e outras ferramentas de formatação, o que não deixa de ser uma excelente feature. Na mesma tela exibição da mensagem temos os comandos-padrão, alinhados verticalmente. É possível adicionar o contato à sua lista de contatos, responder a mensagem, colocá-la em uma pasta e todo o básico de um webmail.

Escrever uma nova mensagem também não exige muito. Selecionando a opção, recebemos uma tela igualmente simples, com o básico. Destinatário, assunto, texto. O campo destinatário é um botão que, ativado, nos leva para a lista de contatos. Você também pode escrever diretamente o endereço de email, se quiser.

No Windows Live seus contatos são integrados, assim sua lista do MSN Live aparecerá no Live Mail também. Cuidado com os nomes constrangedores, se usar de um terminal público ou do celular de alguém.

Conclusões

O Windows Live Mail é uma boa ferramenta, mas ainda tem muito o que aprender. Entre as limitações podemos listar:

Nenhum suporte a anexos
Não há filtros de contatos e mensagens
Uma opção de não listar mensagens lidas seria bem-vinda
Não é possível criar novas pastas

Do lado das vantagens, além de permitir acesso mobile a seu email Microsoft, temos a remoção inteligente de conteúdo de formatação, uma excelente velocidade de acesso, preocupação com consumo de banda e uma boa ferramenta de edição de contatos, permitindo alterar, on the road, todos os dados do mesmo. Integrando isso com o Outlook teremos uma ferramenta respeitável nas mãos. Se o gMail for Domains não chegar antes.

Ambiente de Testes
Foi utilizado um Dell Axim x51v e conexão WIFI, browser Pocket Internet Explorer. As imagens foram reduzidas para 320x240 para limitar o consumo de banda do site.

relacionados


Comentários