Meio Bit » Arquivo » Hardware » Intel Core Microarchitecture

Intel Core Microarchitecture

18 anos atrás

Temos falado bastante do Cell, próxima geração de processadores multicore do consórcio Sony/Toshiba/IBM mas a Intel também está desenvolvendo uma tecnologia de processadores com vários núcleos. Ela chama-se Intel Core Microarchitecture e é um desenho que pode aglomerar em uma mesma pastilha "centenas de núcleos" que podem trabalhar juntos.

Ainda que o desenvolvimento atual tenha concentrado-se em uma solução que começa com 4 núcleos e pode ir até 32 deles segundo Justin Rattner, CTO da Intel, a tecnologia pode ser levada bem mais além. A Intel prepara protótipos funcionais que usam a tecnologia Intel Core Microarchitecture com 4 núcleos com escala de 65nm. As plataformas Conroe (para desktop), Merom (para dispositivos móveis), e Woodcrest (para servidores) buscam oferecer processadores multinúcleos com desempenho superior e menor consumo de energia que os produtos existentes hoje no mercado (da Intel ou de concorrentes).

A Intel espera que esses processadores estejam equipando computadores em algum momento de 2007, mas já apresentou alguns protótipos operacionais de modelos baseados na arquitetura. Segundo Rattner a tecnologia permite construir processadores 40% mais rápidos que o Pentium4 D950 com um consumo de energia 40% menor. Processadores da plataforma Woodcrest seriam 80% mais rápidos que os processadores dual-core baseados no núcleo Paxville de 2.8GHz com um consumo elétrico 35% menor. Isso significa um processador menos quente, e por isso mais silencioso, já que precisa de ventiladores menor barulhentos para sua operação. A plataforma Merom superaria o Core Duo 2600 em 20% mantendo os parâmetros de consumo atuais.

relacionados


Comentários