Ricardo Bicalho 17 anos atrás
De vez em quando surge na comunidade de software livre um jóia em forma de software. Um programa tão útil que passa a ser adotado por grandes empresas nas suas atividades diárias e acabam criando seu próprio nicho.
O Blender pode ser considerado um vencedor no meio de tantos projetos inacabados. É um programa para modelar, animar e interagir, em 3D. A versão Windows dele não tem mais do que 7MB, mas pelo que pude ver, ele se assemelha a pesos-pesados como o Lightwave. A linguagem de script utilizada é o Python e pode-se criar plug-ins e ações, escritos nessa linguagem para expandí-lo.
O programa já está sendo adotado por pelo menos 1 grande estúdio de acordo com o website oficial do projeto e pela quantidade de imagens disponíveis e filmes, a recepção dele foi muito boa. E talvez a interface semelhante a outros produtos tenha ajudado a estimular os artistas de computação gráfica adotá-lo.
Existem versões para Windows, MacOS X, Linux e Solaris, utilizando o Python 2.4 e a imagem acima está disponível na galeria.
Download do Blender 3D. Para quem se interessar, há também um tutorial completo e gratuito.