Meio Bit » Arquivo » Software » Eclipse 3.1.2

Eclipse 3.1.2

18 anos atrás

Muitos já devem conhecer o Eclipse, mas para quem ainda não conhece ele é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações multiplataforma e multilinguagem. O que significa que com ele você pode criar aplicações em C/C++, Java, ou qualquer outra linguagem para a qual haja pacotes tudo na mesma IDE. Ela roda em UNIX/Linux, Solaris, Windows, MacOS e como é software livre pode ser baixado em fontes para que você compile uma versão para o seu AmigaOS 😉

As vantagens de uma aplicação tão portável é que você pode escrever código em um ambiente e facilmente levá-lo para outro sem muitos problemas. Posso por exemplo escrever uma aplicação em C/C++ em Linux e deixá-la pronta para rodar em Windows ou em MacOS. A grande vantagem do Eclipse nesse caso é que ele não é uma simples IDE. Ele comporta-se como uma plataforma para desenvolvimento de aplicações. Com uma estrutura de plugins e camadas o Eclipse pode tornar-se a base para a aplicação que você deseja escrever. Você pode escrever um plugin que modifca o Eclipse e dá a ele as funções que sua aplicação implementaria. O legal de aproveitar toda a estrutura implementada do Eclipse é que este plugin (se escrito em Java) poderá ser rodado no Eclipse de qualquer plataforma. Desenvolvimento multiplataforma em Java fácil e rápido.

Como solução para desenvolvimento de aplicações customizadas ou para aplicações portáveis o Eclipse pode ser uma grande ferramenta, e vale a pena conhecê-lo.

relacionados


Comentários