Meio Bit » Arquivo » Software » Os melhores projetos de código aberto

Os melhores projetos de código aberto

18 anos atrás

Esta semana o jornal The Independent publicou uma seleção dos melhores projetos de código aberto colaborativos da Internet. Vejam quem foram os eleitos e uma breve descrição para os que não conhecem:

- Wikipédia - enciclopédia online, construída e mantida por usuários da grande rede que contribuem para o aumento do conteúdo online.

- Firefox - Dispensa comentários. Para mim, ainda é o melhor navegador que existe. Está tomando cada vez mais o lugar do Internet Explorer, da Microsoft. Merece 5 estrelas.

- Open Office - Alternativa para quem não quer pagar tanto pelo Microsoft Office. Você pode salvar e ler os arquivos com as extensões do Office da Microsoft.

- BitTorrent - Sistema de troca de arquivos entre usuários na internet. Mais um dos programas P2P (peer-to-peer) que está ameaçando as produtoras de filmes e músicas

- MediaWiki - Um sistema colaborativo, que permite que várias pessoas trabalhem em um mesmo arquivos. Ferramenta poderosa para agrupar conteúdos em um único arquivo

- Xvid - Um codificador de vídeos, que conseguiu comprimir os filmes sem perda significante de qualidade. Ele é para vídeos, o que a MP3 é para músicas. Graças ao Xvid é possível trocar filmes pela internet.

- pHpBB - O pHpBB facilita muito a criação de fóruns na internet.

- Outfoxed - Outfoxed é mais um documentário do que um software, mas o que seus fabricantes estão fazendo é uma experiência em produção de filme aberto.

- Dyne:bolic - um estúdio multimídia em um CD de fácil instalação em qualquer computador

- GIMP - Programa similar ao Photoshop, traz várias ferramentas gráficas para desenhar e tratar imagens.

- Apache - Um sistema de servidor web, desenvolvido por outra comunidade de código aberto, responsável por aproximadamente 68% dos sites da internet.

- SourceForge - Simplesmente o maior site do mundo de desenvolvimento de softwares de código aberto

Fonte: IDG Now!

relacionados


Comentários