Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Photoshop 20 anos

Photoshop 20 anos

14 anos atrás

Olha só que bacana, a ferramenta mais odiada e amada do mundo da fotografia digital, o Photoshop, está completando 20 anos no dia de hoje. Acho que todos notaram aqui que não sou muito fã de manipulação e edição digital, mas admito que existiram incríveis avanços nessa área. Antigamente (e não tão antigamente assim) o processo de revelação do filme fotográfico tinha que ser feito em laboratório bem equipado e o operador tinha que ter bons conhecimentos de química e comportamento dos diferentes filmes fotográficos que estavam a venda no mercado. Era nesse laboratório que eram aplicados o contraste e outros efeitos e regulagens para a obtenção de uma boa imagem em papel.

Hoje fotografamos em RAW ou JPEG e podemos fazer a revelação da foto em nossos próprios computadores. Contraste, saturação e nitidez não são coisas que surgiram junto com o Photoshop e outros programas de edição de fotos. Eles foram importados do processo químico tradicional e hoje podem ser feitos em nossa casa sem o incomodo do calor ou a insalubridade dos produtos químicos. O fotógrafo Iatã Cannabrava, um dos grandes profissionais brasileiros dentro da fotografia, disse uma vez em um curso que estava ministrando que não sente a mínima saudade da época em que a fotografia se fazia com produtos químicos, pois apesar do romantismo da coisa, nenhum dos profissionais que trabalhavam em laboratório que ele conhecia estão vivos hoje para contar a história.

Embora use o Photoshop apenas para os ajustes básicos da fotografia, e mesmo assim coisas que não posso fazer no Lightroom, creio que para nós fotógrafos o programa representa liberdade de poder aplicar suas próprias características à fotografia sem necessitar da intervenção de outro profissional. Com isso, também abrimos espaço para outro tipo de arte que provem do trabalho digital sobre as imagens. Gostando ou não da manipulação digital, sendo ou não um adepto da fotografia tradicional, não podemos negar que hoje vivemos em um mundo onde temos mais liberdade e maior possibilidade de trabalhar nossa imagem e desenvolver nossa arte.

Mas, o bacana é ler um texto escrito por quem entende do processo. O pessoal da iPhoto Editora, capitaneada por Altair Hoppe, uma das referências brasileiras no uso do Photoshop, publicou um texto muito legal em seu blog sobre a evolução do programa e a interface gráfica de todas as versões. Vale à pena dar uma olhada.

relacionados


Comentários