Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Comprovada fraude no Wildlife Photographer of the Year

Comprovada fraude no Wildlife Photographer of the Year

14 anos atrás

Essa história estava correndo desde dezembro, mas esperei para ver o resultado. Se o fotógrafo fosse inocente iria sair uma nota minúscula nos jornais que ninguém notaria e a história ficaria em aberto. Mas, não foi isso que aconteceu. Todo esse rolo começou com a divulgação do resultado do Wildlife Photographer of the Year, um dos mais importantes concursos do mundo sobre a vida selvagem. O prêmio principal foi dado ao fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez, um dos conhecidos nomes da fotografia de natureza da Europa. Porém, a foto levantou suspeita.

Varias denúncias começaram a pipocar dizendo que a foto era uma montagem. Não uma montagem digital, mas que o animal tinha sido alugado e treinado para saltar a cerca. Uma das regras da categoria em que a foto estava concorrendo é explícita em afirmar que os animais tinham que ser fotografados em seu ambiente natural, sem intervenção ou montagem da cena. O fotógrafo se defendeu afirmando que ficou dias esperando para que o lobo saltasse a cerca da fazenda para pegar um pedaço de carne que estava na varanda. Claro que os organizadores do concurso paralisaram tudo para avaliar a situação.

Depois de ouvir especialistas em vida selvagem e outras testemunhas, os jurados chegaram à conclusão que o lobo em questão pertence a um zoológico e que pode ser alugado para trabalhos de publicidade (só eu achei isso um lance maluco?). O resumo é que o espanhol perdeu o prêmio de 10 mil libras (perto de R$ 28 mil reais) e provavelmente vai se tornar um pária entre os fotógrafos de natureza.

Os vencedores do Wildlife Photographer of the Year, além do prêmio em dinheiro, conseguem muito prestígio e as fotos vencedoras se transformam em uma exposição no Museu de História Natural de Londres que depois percorre outras cidades da Europa. Ao que parece, o ano de 2009 vai ficar sem vencedor na categoria principal, pois a comissão provavelmente não vai eleger outra foto para o posto.

Como diria Boris Casoy, isto é uma vergonha.

José Luiz Rodriguez

Fonte; Folha Online

relacionados


Comentários