Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Samsung NX10 - anúncio oficial

Samsung NX10 - anúncio oficial

14 anos atrás

Há muito tempo que o boato já era conhecido dentro do mundo da fotografia, mas hoje se tornou oficial. A Samsung acaba de mostrar a NX10, câmera feita com as mesmas especificações de uma câmera reflex, mas sem o espelho que caracteriza esse tipo de equipamento. O que ocorre aqui é o oportunismo da Samsung em correr atrás do mercado criado por Olympus e Panasonic e seu sistema Micro-quatro-terços. Porém, a diferença aqui é que o sensor usado é do tamanho APS-C, o que confere ao equipamento o fator de corte de 1,5x. Embora o tamanho do sensor possa ser uma característica positiva do ponto de vista da qualidade da imagem, vai ser negativo quando levarmos em conta o tamanho das lentes, que vão ser apenas um pouco menores do que as que equipam as DSLR de entrada normais.

A câmera possui 14,6 megapixels de resolução máxima e o corpo, segundo o Dpreview, é relativamente compacto se comparado a uma DSLR. O equipamento vem com view finder eletrônico com definição VGA e um tela de 3 polegadas AMOLED que, segundo a empresa, terá menor consumo de energia, maior opções de ângulos de visão e melhor contraste se comparados ao LCD das câmeras atuais. Claro que também não poderia faltar a gravação de vídeos em alta definição a 720 pixels. Grande parte dos boatos dava conta que essa câmera seria capaz de fazer 30 fotos por segundo no modo contínuo. Isso até que se revelou verdade, mas a façanha só é possível utilizando a definição de 1,4 megapixels. Em resolução máxima a câmera chega a velocidade de 3 fotos por segundo. Junto com a câmera, a Samsung vai colocar no mercado três novas lentes que possuem uma montagem completamente nova, excluindo assim o uso de lentes antigas. As que vão estar disponíveis são a 18-55mm f/3.5-5.6 (lente do Kit), a telezoom 55-200mm, e a 30mm f/2,0.

A câmera parece ser muito boa, mas tenho minhas reservas quanto a equipamentos da Samsung desse porte. Sinceramente, toda vez que testei uma DSLR da empresa eu fiquei decepcionado com a qualidade da imagem, principalmente com a geração de ruído. Nos modelos mais antigos era possível ver esse ruído no próprio monitor LCD da câmera. Mas, para ser justo, devo sempre ficar com a mente aberta. Empresas evoluem e aprendem com seus erros. A Sony e a Panasonic são bons exemplos disso. O pessoal do Dpreview teve acesso a uma unidade de pré-produção da câmera e colocou no ar uma galeria com 45 imagens em alta definição. Olhando os exemplos, e lembrando que ainda não é a versão final do equipamento, podemos até dar um pouco de credibilidade. Mas, os exemplos em ISO 1600 estão muito plastificados, culpa do agressivo programa de redução de ruído.

Embora a Samsung ainda não tenha anunciado o preço oficial do equipamento, o blog espanhol Foto Actualidad já adiantou quem na Espanha a câmera vai ser vendida por 700 euros com a lente do kit e por 750 euros acompanhada da 30mm f/2.0. Infelizmente o preço ainda está muito alto. Enquanto não tiver uma queda nesse valor ainda vai ser mais vantajoso ficar com uma DSLR de entrada normal.

samsung nx10

relacionados


Comentários