Meio Bit » Arquivo » Fotografia » YC3300: representação de cores igual ao do olho humano

YC3300: representação de cores igual ao do olho humano

14 anos atrás

Quando a fotografia digital começou a dominar o espaço da fotografia tradicional, muita gente levantava as desigualdades existentes entre os dois sistemas. Na maioria das comparações o digital acabava perdendo, mas isso foi mudando com o tempo. Tamanhos de impressão, retenção de detalhes e nitidez foram superados sem problema. O que ainda pega um pouco é o caso da latitude de exposição, contraste (que pode ser editado via software) e captura de cores. Quanto à captura de cores temos que ser justos, pois nem o filme conseguia reproduzir todas as cores que o olho humano conseguia captar.

Mas, a fotografia digital deu um grande passo no quesito de captação de cores essa semana. O laboratório PaPaLab Co Ltd acaba de anunciar o desenvolvimento de uma câmera capaz de captar e armazenar a mesma gama de cores que nossos olhos conseguem enxergar. A façanha foi conseguida se utilizando de um novo filtro de cores logo acima do sensor e trabalhando em conjunto com a nova função de igualação de cores em três canais (three-band color-matching function). Claro que junto a tudo isso tem uma nova tecnologia de processamento de sinais para corrigir possíveis erros na captura das cores.

Porém, a nova tecnologia não vai ter uma aplicação doméstica tão cedo. A câmera foi produzida com o intuito de ser usada em laboratórios em fotografias científicas. O próprio design do equipamento já mostra que ele não foi pensado para a produção comercial. A câmera será fabricada com um sensor de 10 megapixels e vai custar a bagatela de US$ 140.477,00. Mas, não se desesperem, pois já para o ano que vem estão pensando na produção de um modelo que custe a metade do preço.

YC3300

fonte: Foto Actualidad

relacionados


Comentários