Carlos Cardoso 13 anos e meio atrás
Agora que o mundo da computação móvel se padronizou nos Atominhos, rodando Windows XP com limite de 2GB de RAM, a esperança de ver algo realmente rápido e portátil foi por água abaixo, mas pelo visto há um nicho de mercado de olho em quem precisa de muita potência mas ainda quer ter alguma mobilidade.
O nicho, que é novidade para mim, é chamado pela Dell de Workstations Portáteis. A idéia faz sentido: Uma máquina que parece um laptop, a rigor é um laptop mas que tem potência de sobra, sem nenhuma neurose de peso e tamanho diminuto.
O Precision M6500 com certeza não ganhará nenhum concurso de leveza contra um Macbook Air, mas como Mestre Ron Jeremy ensinou, desempenho vale mais que beleza.
OK, é até bonito. Vejamos debaixo do capô:
Para quem se destina esse monstro? Pela placa de vídeo, é uma máquina que se daria muito bem na área de computação gráfica, modelagem e arquitetura. Consigo imaginar uma equipe de cinema fazendo testes em locação, ou mesmo um projetista em uma plataforma de petróleo inspecionando uma obra e fazendo modificações de última hora.
O preço é estranhamente baixo pra esse tipo de equipamento: Começa em R$ 6.999,00. Se levarmos em conta que um Mac Pro Core 2 Duo com 6GB no Submarino custa 10 paus, eu diria que está valendo, e nem falamos de portabilidade.
Claro, como nada é perfeito a Dell cometeu uma bela gafe, o site promocional do Precision M6500 está em portunhol, alternando os dois idiomas. Se eu fosse gastar 7 mil reais em um produto, gostaria que pelo menos o site respeitasse meu idioma...
Mas pelo menos não é o Créu.