Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rollei Redbird: filme redscale

Rollei Redbird: filme redscale

15 anos atrás

Eu tenho um amigo, que mora aqui perto de casa e também é membro do fotoclube aqui da cidade, que adora experimentalismos com a fotografia. Sob sua influência já fizemos quase todas as gambiarras possíveis, desde câmeras pin-hole com os mais diferentes objetos até nos aventurar pela lomografia com câmeras descartáveis. Uma das experiências possíveis dentro do campo da fotografia criativa é o Redscale. Ela consiste em fotografar com o filme fotográfico invertido dentro da câmera. Dessa forma, a primeira camada a ser exposta pela luz é a vermelha. O resultado são fotos avermelhadas com aparência apocalíptica. Mas, para brincar com o efeito era necessário transferir o filme fotográfico para um outro cartucho de forma invertida. Ou seja, muito trabalho. E só lembrando que isso tem que ser feito no escuro, para não velar o negativo. Muito divertido, mas não dá para fazer todo dia.

Porém, para os amantes de uma boa fotografia criativa, parte dos problemas do redscale acabaram. O Rollei Redbird e o mais novo filme redscale no formato 135mm que acaba de chegar ao mercado europeu. Assim como as gambiarras que fazíamos aqui no quintal, o filme já vem de fábrica com a posição das camadas de cor invertida. O vermelho é o primeiro a ser exposta a luz e o filme pode ser utilizado, principalmente, em câmeras lomo para realçar os efeitos conseguidos com esse equipamento. O interessante é que os efeitos conseguidos com essa película podem ser regulados através da velocidade do obturador. Com velocidades baixas, 1/30s, toda a cena assume um ar avermelhado. Já com velocidades mais altas, 1/125s, o branco passa a ter uma tonalidade amarelo forte e o verde fica bem evodente.

Pode parecer loucura lançar um filme tão específico em era digital, mas temos que ver o fato por outra ótica. As grandes empresas ainda não pararam de produzir filmes fotográficos por que ainda existe uma procura significativa. A Fuji já anunciou esse ano que a venda de filmes instantâneos teve um crescimento se comparado com o ano passado. O público para qual o Redbird está sendo direcionado é uma comunidade pequena, porém fiel de pessoas que se dedicam a fotografia criativa e a lomografia. Grupo este que vem crescendo a cada ano. Obvio que a produção não vai ser em larga escala, mas vai ter um público consumidor definido.

O Rollei Redbird já está disponível na Europa ao preço de €5,00 por rolo.

rollei Redbird

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários