Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia: Quanto Cobrar?

Fotografia: Quanto Cobrar?

15 anos atrás

Desafio qualquer usuário do Meio Bit a encontrar um fórum ou grupo de discussão sobre fotografia que não tenha um tópico sobre o quanto cobrar por um serviço fotográfico. Geralmente são amadores avançados que estão tendo as primeiras chances no mundo profissional e não possuem a mínima idéia sobre o quanto cobrar pelas suas fotos. Isso é normal. No início, não se tem idéia de todas as variáveis envolvidas na profissão de fotógrafo e, na vontade de pegar o primeiro trabalho, acabamos cobrando muito abaixo do mercado. Isso é muito ruim, pois cria uma enorme diferença entre o que está sendo cobrado por profissionais já estabelecidos no mercado levando os preços, de forma geral, para baixo.

Pensando nisso, o fotógrafo Geraldo Garcia escreveu um tutorial para que os iniciantes começassem a entender quais seus custos reais e, a partir dai poderem calcular o real preço a ser pedido por suas fotos. O texto foi publicado no blog do fotógrafo e está dividido em três partes.

Parte 01 - Aqui é tratado sobre os tipos de produtos e serviços que os fotógrafos oferecem, além dos itens básicos da composição de preços e suas subdivisões;

Parte 02 - Entenda o valor de realização da foto. Uma coisa que parece simples, mas não é;

Parte 03 - Aprenda a calcular os custos, estimar o lucro e chegar ao preço;

Parte 04 - Como calcular o valor de licenciamento de uma imagem e repassar o valor de impostos referentes a notas fiscais.

O pequeno guia é útil para quem está entrando na profissão, para quem já está nela há algum tempo, mas nunca se preocupou muito com essa parte e para os amadores que de vez em quando ganham uns trocos com a fotografia. Se todo mundo souber calcular o seu preço, as grandes discrepâncias vão desaparecer e todo mundo sai ganhando. Claro que um iniciante não vai fazer um orçamento do mesmo porte de um fotógrafo famoso (até porque a notoriedade do nome é um valor agregado a foto), mas pelo menos você vai conseguir ganhar para trabalhar e não pagar para trabalhar.

relacionados


Comentários