Gilson Lorenti 14 anos atrás
Quando dizemos que várias pessoas sem muito conhecimento prático se aventuraram no mercado fotográfico por conta da facilidade da fotografia digital, também podemos estender essa afirmação à manipulação digital. Toda loja que antes apenas revelava fotos acabou montando um pequeno estúdio para faturar algum desse filão. O problema é que bons funcionários para comandar o Photoshop (ou qualquer outro programa de manipulação) custam muito caro. Então a saída é pegar aquele funcionário que entende um pouco de informática e pagar um cursinho básico ou jogar algum tutorial na mão dele. O resultado é um monte de fotos onde as pessoas parecem ter a pele feita de silicone ou com aparência de bonecos de cera.
Eu simplesmente abomino isso. Existem maneiras eficientes de editar as fotos sem perder a naturalidade das pessoas, mas a edição agressiva se tornou padrão na grande mídia, principalmente em revistas masculinas (alguém se lembrou da Mulher Melancia?) e publicações voltadas para moda. É pensando nesse público que não manja muito de Photoshop que a Imagenomic está colocando no mercado a nova versão do Portraiture. O programa nada mais é do que um plug-in para o Photoshop. O objetivo é somente trabalhar com o tratamento de pele e transformar pessoas normais em seres artificiais. Tudo bem que dentro da área de book é bacana aplicar uns efeitos, mas acho que existem certos limites que estamos ultrapassando.
O programa vai estar disponível no do dia 02 de janeiro e vai custar U$ 199,95. Antes que alguns possam dizer que é muito caro e que é possível fazer essas edições no Photoshop sem ele, temos que lembrar que o plug-in e voltado para quem realmente não entende muito do programa da Adobe. Tem consumidor para tudo nesse mundo.
Veja mais informações na página da Imagenomic.