Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » É a Bíblia, mas parece ficção científica

É a Bíblia, mas parece ficção científica

15 anos e meio atrás

Não estou falando das cenas com efeitos especiais, Charlton Heston, etc, mas de aplicações de visualização de dados. No tempo dos disquetes era fácil abrir um XtreeGold e ver todo seu disco, mas hoje em dia já é inviável. Imagine então tentar conseguir uma visão global de uma massa de dados gigantesca, como por exemplo as interações entre todos os personagens bíblicos? (Eu sei, Guerra e Paz é maior mas tem menos personagens...)

Um sujeito chamado Chris Harrison resolveu experimentar técnicas de visualização e "data mining" em um banco de 63779 referências cruzadas existentes na Bíblia, e se saiu com gráficos muito bonitos.

Neste aqui temos todos os livros. A quantidade de capítulos é indicada pelo tamanho da barra. Cada linha é uma referência cruzada.

bibliareferencia

No gráfico abaixo Chris criou uma rede social (imagine o scrap do Judas) com os 2619 nomes distintos de lugares e pessoas e entidades citados na bíblia. Através de um algoritmo onde contava como uma ligação cada vez que dois nomes apareciam no mesmo verso, chegou a um gráfico surpreendente para muita gente:

BibleNetworksmall

 

Para a alegria dos parentes (por parte de mãe) do Brian, Davi é a figura mais citada na bíblia, junto de Manasséas, José ( do Egito) e um tal de Benjamin. Jesus fica lá para trás, com o mesmo grau de conexões de Jacó e Abraão.

Os gráficos em alta (ou muito alta, no caso do primeiro, 109MB e 12000x7200) podem ser encontrados no site do projeto. Independente do conteúdo é um lindo exemplo de visualização de grandes massas de dados, e pode render gráficos 3D bem interessantes. O autor inclusive disponibiliza, sob solicitação a base de dados que usou para gerar as imagens.

relacionados


Comentários