Meio Bit » Arquivo » Software » Drivers no Windows Vista - Uma História de Sucesso

Drivers no Windows Vista - Uma História de Sucesso

15 anos e meio atrás

Eu rodo Vista na minha máquina de casa com uma das piores configurações possíveis. O processador é um Sempron, o mais barato que achei, e por um bom tempo ela esteve com 512MB de RAM, aumentei para 1,5GB faz pouco tempo. A placa-mãe é uma PCshit, a mais barata possível. Montei o micro na emergência quando meu notebook antigo morreu, e por preguiça não fui atrás de outro. Mesmo assim, funciona. Dá pra jogar até Halo 2.

Uso o Vista desde o tempo do último Beta.  Mantive, não instalei o release candidate e só troquei quando um ano depois Tio Bill avisou "chega, vagabundo, compre, pô!". Nunca tive problema com drivers, mas me assustei quando vi que a Microsoft havia mudado o modelo de funcionamento dos mesmos. Será que meu antigo hardware funcionaria?

Que eu me lembre tudo funcionou, mas ontem o Vista me surpreendeu.

Um amigo ia aparecer em um programa de TV, e queria alguém para digitalizar o evento. Eu tinha em uma gaveta um Pinnacle Linx. Não adianta procurar no site oficial, nem lá existe mais. É um dispositivo USB de captura de vídeo que comprei muito, muito tempo atrás. Os arquivos no CD de drivers estão datados de 2001. São ainda para o Windows 2000.

Pois bem... o programa de instalação se recusou a rodar, diz que não foi feito para minha versão do Windows. OK, tudo bem.

virtualdub

Espetei o hardware, o Windows naturalmente não conseguiu achar um driver compatível em sua biblioteca-padrão, pediu o CD. Indiquei, ele achou, avisou que o driver não era assinado, eu concordei e presto! Hardware funcionando.

Sintetizando: Estou usando um hardware obsoleto, que nunca foi popular, com um driver de quase nove anos atrás. E funciona.

Entendem porque chamo de histeria quando vejo gente que nunca usou falando do horror dos drivers no Vista?

PS: O vídeo era uma entrevista de meu amigo para a Sabrina Parlatore, mas como sou invejoso não vou dar o link 😉

relacionados


Comentários