Meio Bit » Arquivo » Hardware » Seu computador ensurdece? Análise e Dicas de como deixar seu PC mais silencioso

Seu computador ensurdece? Análise e Dicas de como deixar seu PC mais silencioso

Quando você liga seu PC, ele parece que vai decolar de um porta-aviões? As pessoas perguntam se tem uma bomba d'água ligada, ou um compressor de geladeira antigo? Pois então já existem soluções para deixar sua máquina mais silenciosa. Vou compartilhar minha experiência nesse artigo.

Eu tenho trauma de

15 anos e meio atrás

Quando você liga seu PC, ele parece que vai decolar de um porta-aviões? As pessoas perguntam se tem uma bomba d'água ligada, ou um compressor de geladeira antigo? Pois então já existem soluções para deixar sua máquina mais silenciosa. Vou compartilhar minha experiência nesse artigo.

Eu tenho trauma de computadores sofrendo com super-aquecimento de componentes. Tudo começou quando eu tive minha primeira placa de vídeo, uma Diamond Monster 3D com o chip 3DFX Voodoo. Era excelente, o céu tinha nuvens e o chão não era mais liso: texturas! O tempo passou e a indústria de refrigeração de PCs não tem do que reclamar. Aqui no Brasil, em especial, ela deveria ser ainda mais proeminente, se os impostos caíssem dos níveis atuais de multa para algo dentro do bom senso.

O problema em escolher ventiladores para PC é justamente a quantidade certa de performance e ruído. O PCFrank atual, quando foi montado, foi devidamente equipado com barulhentos Thermaltake com rotações altas. O único problema é que ao ligar o computador, as pessoas perguntam se ele flutua igual um hovercraft.

Pois há dois dias estou com um sistema com o kit de ventilação quase totalmente modificado. São 4 ventiladores novos e menos de R$100,00 investidos. A redução foi tão notável, que um ventilador de teto ligado faz o som do PC ligado desaparecer. Antes, era impossível dormir com ele ligado. E os componentes estão todos dentro dos mesmos patamares de temperatura.

Há algumas semanas, comecei a pesquisar em lojas e análises online sobre ventiladores mais silenciosos. Minha maior preocupação era se a menor rotação afetaria demais a temperatura interna do gabinete.

Dicas para comprar ventiladores silenciosos

- Os ventiladores não devem ser com bucha simples (sleeve bearing).
- Os ventiladores devem ser de 92mm, para aproveitar o máximo de espaço que o gabinete fornece.
- O fluxo de ar mínimo deve ser 30 CFM.
- O nível máximo de ruído deve ser 25dB em rotação máxima.

Eu passei a evitar os ventiladores (também vendidos como coolers, fans, ventoinhas) que usam bucha (sleeve bearing) porque a durabilidade deles é baixa, apesar de serem mais silenciosos, normalmente, com o meu uso, eles duram menos de 1 ano. Ventiladores com 92mm são apenas um pouco maiores que os de 80mm e possuem fluxo de ar padrão acima de 30CFM, mesmo em baixas rotações. E por último, mas não menos importante, o ruído tinha que no máximo 25dB.

Novos ventiladores

Encontrei 2 marcas que se destacaram: Artic Cool e Noctua. A Akasa também possui uma linha de ventiladores com rolamento (ball bearing) silenciosos, mas só encontrei modelos de 80mm e 120mm.

No final, acabei optando por 4 ventiladores da Artic Cool por causa de 2 motivos: preço e a garantia do fabricante de 6 anos, com um Mean Time Between Failure, a 40 graus Celsius de 400 mil horas. Isso não significa que eles irão funcionar por mais de 45 anos sem parar. Significa que a probabilidade deles durarem pelo menos 2 gerações de computadores é maior que outros modelos.

Comprei os modelos com Pulse Width Modulation (PWM), bastante comum nos ventiladores das CPUs. Eles são compatíveis com os 3 pinos normalmente encontrados nas placas-mãe, mas essa forma de controle de velocidade tende a evoluir e tornar-se padrão.

Os ventiladores da Noctua de fato são menos ruidosos, mas cada um custa mais que o dobro dos Artic Cooler e com um fluxo de ar apenas ligeiramente melhor, inferior a 10%.

Onde Comprar

Abaixo, alguns websites de empresas que vendem online. Comprei os meus ventiladores na Waz porque o frete foi o mais baixo de todos. www.smartdata.com.br
www.spon.com.br
www.e-coyote.com.br
www.e-armazem.com.br
www.waz.com.br

Conclusão

Lembre-se, o mais importante é ter um bom fluxo de ar entre os componentes que mais esquentam: CPU, GPU, Northbridge e HDs. Dê preferência a ventiladores com 3 pinos, pois podem ser monitorados e controlados pela BIOS da placa-mãe. Abaixo, como ficou o PCFrank depois das mudanças:

temperatura_2-8-2008_22-25-59

É possível obrigar as temperaturas ficarem mais baixas, mas ao invés de deixar tudo rodando no máximo, deleguei o trabalho para a placa-mãe. O ruído está quase imperceptível.

A configuração do computador é:

- Intel Core 2 Duo E6600 / Asus P5W DH Deluxe
- eVGA GeForce 8800 GT
- Corsair DDR 2 4GB de RAM 
- Western Digital Raptor 150GB
- Western Digital WD5000AAKS x 2 - RAID 0 - 1TB
- Western Digital 250GB
- Gabinete Chieftec Bravo BX-01B-B-B
- Cooler CPU: Zalman 9500
- Exaustor: Artic Cooler 120mm
- Lateral CPU e VGA: Artic Cooler 2 x 92mm
- Lateral HDs: Artic Cooler 1 x 92mm
- Upgrade em breve: + 2 coolers de 92mm para os HDs (para o verão)

Update: O Fabião questionou a temperatura da MB, alta demais em comparação com a CPU. A temperatura é medida no Northbridge, ou seja, o chipset 975x. Abaixo, o esquema de refrigeração da placa-mãe. A Asus tenta aproveitar a movimentação de ar ao redor da CPU, bombeando calor para a parte traseira. Com a instalação de um exaustor e as entradas laterais. A única outra forma de refrigerar melhor, seria instalar um cooler ativo em cima do dissipador de cobre do chipset.

picture_3-8-2008_13-35-43 layout_3-8-2008_13-35-43

Fonte: Asus

relacionados


Comentários