Dori Prata 15 anos atrás
Uma das táticas mais comuns da guerra é tentar amedrontar seus inimigos. Uma boa maneira de se fazer isso é mostrando seu poderoso arsenal e ao fazer isso, a Guarda Nacional Iraniana poderia ter utilizado um método, digamos, mais barato.
Vários jornais de todo o mundo estamparam ontem em suas páginas uma foto divulgada pela agência France-Presse onde podia ser visto o lançamento de quatro mísseis de teste com alcance de 2000km. A agência francesa alega ter obtido a imagem junto a Sepah News. Até aí tudo bem, o mundo tremeu com o poderio bélico iraniano, mas hoje outra agência de notícia, a Associated Press mostrou, uma imagem semelhante e nela podemos ver "apenas" três mísseis.
Abaixo você pode conferir a foto alterada a esquerda e na direita a que seria a versão original. Na terceira foto é possível ver as semelhanças entre os mísseis. Não se sabe onde a modificação foi feita, mas a foto sem alteração foi publicada hoje cedo pela Sepah News. A France-Presse alega que a montagem teria sido feita pela Guarda Nacional Iraniana para ocultar um dos lançamentos que teria falhado.
So torço para que isso não gere um desconforto político e inicie uma nova guerra.
[via The New York Times]