Meio Bit » Arquivo » Minha mãe e meus amigos não sabem o que eu faço

Minha mãe e meus amigos não sabem o que eu faço

15 anos e meio atrás

Trabalhar com tecnologia é viver em um mundo à parte. As nossas referências quase nunca são entendidas e dia desses descobri que nem a minha mãe não sabe o que eu faço: "O Ricardo mexe no computador". 😐

Não adianta dizer para quem não é da área: "eu crio software" ou "trabalho com redes". O primeiro, ninguém sabe o que é, o segundo, então, é um completo mistério até mesmo para quem é da área. Eu costumo dizer que software é o que você xinga e rede é o que você chuta.

" Mas o que é software?", "Programas de computador, tipo o Windows? Como você vai concorrer com o Bill Gates?", "Aplicativo de internet seria o Internet Explorer?", "Business Inteligence? What´s porra is that?."

Semana passada descobri que a metade dos meus amigos e amigas que não trabalham na área não sabiam do que eu estava falando. Como cheguei à conclusão? Depois de uns 15 minutos explicando, uma amiga pergunta: "Só não entendi o que é TI...". :-/

Os setores de uma empresa são fáceis de ser compreendidos pela maioria dos mortais sem necessidade de explicação: Administrativo, Financeiro, Contabilidade, Tesouraria, Recursos Humanos (RH), Suporte, Infra, Engenharia. Agora mencione Tecnologia da Informação (TI) e garanto que a vasta maioria não vai saber direito o que esse povo faz. A única certeza é que é a área perfeita para achar "garotos de programa": quem nunca ouviu essa piadinha, levante o mouse.

O jargão de tecnologia é uma sopa de letras interminável tão misterioso para o leigo quanto o jargão médico: "Fiz um flash no firmware da BIOS, mas resetou a CMOS e tive que reconfigurar. Mas agora tem suporte a SOAP." Tem noção de como essa frase é assustadora? E se você disser que "Peguei a Voodoo com vários demos, muito bom." Essa última aconteceu de verdade, no metrô, com uma senhora dizendo para os dois rapazes que eles precisavam de Jesus no coração, horrorizada.

Programadores são, talvez, os mais incompreendidos, já que eles não morrem, abendam. Não tem problemas de saúde, mas "exceptions" e já vi gente se referindo ao próprio sistema imunológico como o "catch com tratamento de exceção bem feito".

Fonte: Cérebro do Bicalho

relacionados


Comentários