Meio Bit » Arquivo » Software » Qual o melhor Sistema Operacional para Desktop em 2008?

Qual o melhor Sistema Operacional para Desktop em 2008?

16 anos atrás

A PCMagazine fez uma análise entre os principais concorrentes pelo desktop em 2008. Entre eles estão preço, instalação, interface, software integrado, software de terceiros, drivers/hardware, redes w segurança (houve empate). Os sistemas avaliados são Mac OS X Leopard, Windows XP SP2, Windows Vista e Ubuntu 7.10.

O DesktopLinux fez uma análise dessa análise, ponto a ponto, discordando em uns, concordando em outros e colocando o Ubuntu em seu devido lugar, assim como MacOS X, Windows XP e Vista. A análise deles é prova concreta que há bom senso entre os defensores do Linux, reconhencendo fraquezas, apontando onde pode haver melhorias e admitindo quando um recurso ainda precisa deixar de ser nicho de geeks.

Uma dos pontos em que discordo da PCMag totalmente é o software padrão instalado com o sistema operacional. Acho impossível superar o Ubuntu ou o OpenSuse (que é a minha distro predileta, diga-se).

Recomendo a leitura dos dois artigos e depois formar a própria opinião. Eu particularmente concordo com a PCMagazine, sendo usuário constante de 3 dos sistemas usados. O Windows Vista, mesmo depois de meses usando, não me convenceu. O Windows XP continua sendo minha escolha de SO, mas a superioridade e estabilidade do MacOS X são reconhecíveis com pouquíssimo tempo de uso. Mas deve-se lembrar o seguinte: o MacOS roda em apenas um tipo de hardware, com tudo conhecido e o Windows (XP e Vista) e Ubuntu tentam dar suporte a milhares de componentes, numa babel interminável de configurações e versões.

Eu tentei usar o Ubuntu e ainda faltam alguns anos de amadurecimento para usá-lo como um desktop. Ainda prefiro o Mac em praticamente tudo, exceto aqueles joguinhos casuais ;-). O artigo do DesktopLinux alega que eventualmente ele irá ter as mesmas facilidades do MacOS X. Quem sabe... a Microsoft tenta há mais de uma década e até hoje não conseguiu.

Fonte: PCMagazine, DesktopLinux

relacionados


Comentários