Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » E dizem que mulher não sabe dirigir...

E dizem que mulher não sabe dirigir...

16 anos atrás

As duas sondas-robô mais bem-sucedidas da História, Spirit e Opportunity estão em Marte desde 3 de Janeiro de 2004. A missão primária e tempo de vida estimado das sondas era de 90 dias, mas os robozinhos se recusam a morrer. Com isso a NASA conseguiu mais verbas para manter o programa, que entre dados que ocuparão cientistas por décadas e 75.000 fotos enviadas conseguiu pérolas como a imagem recentemente divulgada pelos teóricos da conspiração do "Abominável Homem das Neves Marciano.

Pena que com 10cm ele não é tão abominável assim.

Ao contrário de missões comuns, onde tudo é planejado com meses de antecedência, no caso dos robozinhos muitas vezes é preciso reagir instantaneamente (ou em até 20 minutos, dada a velocidade da luz). Para isso existe o Grupo Tático de Operações, que embora pareça algo relacionado ao Capitão Nascimento, tem um propósito mais pacífico: Coordenar as explorações dos robôs, resolver problemas inesperados, programar as alterações no software necessárias, monitorar links, etc, etc, etc. Em média são 30 pessoas, e na sexta-feira de 29/2 todos os membros eram mulheres.

Foi uma manobra deliberada, mas não muito difícil, já que a maioria dos membros já é mulher.

Nada mal, se levarmos em conta a quase virtual ausência do elemento feminino nos cursos de engenharia, e que nos anos 70 sequer havia BANHEIRO FEMININO na NASA, quando começaram a aparecer as primeiras engenheiras de vôo.

Parabéns para elas, e que conste nos autos que os robôs são semi-autônomos, então não podemos dizer que havia uma mulher dirigindo quando o Spirit bateu e perdeu uma roda, algum tempo atrás.

Fonte: The Planetary Society Blog

relacionados


Comentários