Meio Bit » Arquivo » Hardware » Quem diria, S.M.A.R.T. funciona

Quem diria, S.M.A.R.T. funciona

16 anos atrás

A tecnologia S.M.A.R.T. - Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology- costumava ser uma opção na BIOS do PC que ninguém sabia direito pra que servia. Um dia disseram que tinha a ver com monitorar discos rígidos. Imediatamente um "experto" em tecnologia começou a espalhar que S.M.A.R.T. não seria pra nada e deixava o micro mais lento.

Como nunca reparei perda de performance, sempre deixei ligado, embora não tenha se mostrado mais presente que a opção "Spread spectrum" nas BIOS AWARD.

Agora, nos últimos dias, meu computador começou a resetar. O Vista estava dando tela azul direto -não, não solte a gracinha de que isso é comportamento normal- e quando um SO decente dá tela azul ou kernel panic, em 99,9% dos casos o problema é hardware.

Não identifiquei imediatamente a fonte do travamento, mas minhas fichas estavam na memória, até que uma tela de aviso do Windows apontou o culpado.

Era uma tela do S.M.A.R.T. avisando que uma falha em meu disco rígido era iminente, e que eu deveria fazer backup de meus dados e interditar o bicho. Felizmente era meu HD de dados, mais velho, IDE ainda.

Rodando a verificação, ele recuperou várias entradas de diretórios já com problema, mas alguns arquivos já estavam corrompidos. Foi o tempo de backupear fotos e filmes, Firefox e similares. Agora o HD acalmou um pouco, mas está não-confiável.

Considerando-se que já perdi HDs de dados mais de uma vez (as duas vezes sem backup) essa tecnologia é matadora, salvando a vida de cheap bastards como eu que se recusam a investir em um RAID, a melhor forma de garantir seus dados e consequentemente a tranquilidade de seu sono.

relacionados


Comentários