Meio Bit » Arquivo » Internet » Blogueiros e Jornalistas. Mais um round da questão.

Blogueiros e Jornalistas. Mais um round da questão.

16 anos atrás

edison_gutemberg_01112007.jpgUm blogueiro profissional pode ser considerado um jornalista? E mais: pode contar com o embasamento legal que protege quem divulga informação de interesse público? Segundo a corte americana sim.

O blogueiro americano Philip Smith se viu as voltas com um processo por falar mal de uma empresa especializada em anunciar no eBay. Acusado triplamente de quebrar direitos de reprodução de marca (ele utilizou o logo da companhia no post), privacidade e difamação, conseguiu provar ser inocente, alegando o direito a liberdade de imprensa, na condição de jornalista.

Em uma blogosfera do porte da americana, pode até ser. Mas, aqui no Brasil, onde engatinhamos e, de certa forma, vemos grandes empresas de comunicação fincar os pés na blogosfera para só depois começar a aprender seus traquejos, acho que ainda temos muita poeira para comer.

O surgimento de um novo canal, que revelou tantos talentos - técnicos ou não -, e figura hoje como palco de opiniões e resenhas muitas vezes mais instrutivas do que as páginas - virtuais ou não - , de nossos veículos tradicionais sofre por seu próprio sucesso. O longo caminho que começou com os famosos diários virtuais e parece seguir para a criação de "hubs" de opiniões e relevância mal começou a ser percorrido.

Gravei um podcast há uns meses atrás, onde comentávamos que os jornais como conhecemos hoje talvez não mais existam em alguns anos.

A boa notícia e aquele que a produz com isenção, talento e senso de oportunidade, ainda permanecerá. Sendo culpado ou não.

Fonte: ArsTechnica

relacionados


Comentários