Meio Bit » Arquivo » Internet » Perigos da falta de senso de humor: Você começa a publicar notícias falsas

Perigos da falta de senso de humor: Você começa a publicar notícias falsas

16 anos e meio atrás

meiobit-crunchgear.jpg

O problema de alguns sites é que os editores se levam a sério demais, consideram perda de tempo frequentar sites de humor, e depois de um tempo assumem que todo mundo é igualmente "sério" (leia-se chato). Assim a máxima "se está na Internet é verdade" para eles vira um credo. Bolas, se ELES são tão sérios, comprometidos com a verdade, a justiça e o american way, como alguém pode usar a Internet para algo menos importante que mudar o mundo?

Bem, a verdade é que usam. A Internet ainda é BEM divertida, por mais que queiram torná-la um lugar chato.

Só não diga isso para o pessoal do CrunchGear, um (normalmente) excelente site, mas que caiu no erro de levar tudo a sério demais. Hoje um dos editores publicou um post completamente sério, criticando uma notícia de que a Apple estaria dando US$7 mil como compensação, para os compradores do Apple Lisa, no rastro dos US$100 dados aos compradores dos primeiros iPhones.

Bom que você esteja fazendo a coisa certa, Steve, mas quase 25 anos depois? Totalmente desnecessário e não exatamente uma grande jogada de RP

Problema: A notícia original (com link) está no BBSpot.com, um site que se define como: "BBspot is a satire news and comedy source and meant to be funny. If you are easily offended, gullible or don't have a sense of humor we suggest you go elsewhere.".

Isso mesmo, um site de humor, por acaso um dos mais conhecidos. Eles já emplacaram outras notícias falsas, no melhor estilo Cocadaboa, como a que falava que as lojas da Apple iriam cobrar entrada, mas uma simples olhada na lateral, na parte "clássicos" deveria deixar o editor do CrunchGear desconfiado. Afinal, Microsoft adquire o Mal de Satã, Jesus overclocado faz milagres mais rápido ou Bancos Online permitirão que clientes imprimam dinheiro não formam a base de um site de notícias "de verdade".

Não checar fontes é uma constante, no mundo online. Mas virar pato de um site satírico, ainda por cima com link direto pra ele, é derrota total.

relacionados


Comentários