Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Aviação no Brasil é a síntese da incompetência

Aviação no Brasil é a síntese da incompetência

17 anos atrás

Depois de passar um tempo viajando, o caos aéreo no Brasil é o resultado de incompetência generalizada. É a tempestade perfeita, o encontro de burradas durante anos, principalmente no que toca tecnologia: a falta de investimento nela.

Vejamos, por exemplo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais importante do país. Para fazer uma conexão com outro vôo, é preciso refazer a vistoria de segurança. Perfeito. Eu sou a favor de mais segurança nos ares e evitar que um imbecil qualquer tente fazer alguma coisa enquanto estiver numa garrafa pressurizada a 900 km/h.

Vários vôos podem chegar, em intervalos de poucos minutos e sabe QUANTAS máquinas de Raio-X existem para conexões? Uma. Isso mesmo. Para processar e vistoriar vôos que chegam com 100-150 passageiros. O tempo de espera pode variar de 20 minutos até 1 hora ou mais. Parabéns! Depois de 10 horas de viagem é tudo o que um passageiro quer, ficar parado numa fila por mais uma hora.

E não é preciso nem começar a falar sobre os sistemas de radar, velharias que deveriam ter sido aposentadas no século passado. Se o nosso governo tivesse visão, teríamos um programa para desenvolvimento de tecnologia para a aviação civil, ou pelo menos partes delas, e estaríamos exportando e não dependentes como estamos hoje.

Próxima semana, outra viagem. Dessa vez, tenho a opção de ir de ônibus e é o que farei. Viagens de avião, onde é preciso chegar com 3 horas de antecedência, possibilidade de sair com horas de atraso, num mundo veloz como o nosso, é colocar um nariz de palhaço em cada pessoa que tenta usar um serviço de qualidade e não consegue.

Estou de greve da indústria aeroviária.

relacionados


Comentários