Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google Maps no Symbian

Google Maps no Symbian

17 anos atrás

Se você tentar acessar o Google Maps através do navegador de um telefone rodando Symbian, percebrá um link oferecendo um download. Sim, há uma aplicação nativa, oferecida pelo Google. E a danada funciona muito bem, obrigado.

Embora ainda seja um grande comedor de banda, o Google Maps no Symbian otimiza o que pode e o que não pode, e dada a mão na roda que é ter acesso a esses recursos, é um preço a pagar muito pequeno.

Entre os recursos que temos disponíveis:

  • Encontrar estabelecimentos comerciais
  • Encontrar endereços
  • Traçar rotas entre locais
  • Fotos de satélite
  • Indicações de sentido de tráfego
  • Bookmarks de endereços
  • Bookmarks de estabelecimentos

A localização é simples; você apenas digita o endereço, total ou parcial, e após uma consulta ao servidor é exibido o mapa com a localização do mesmo. Se mesmo assim você não conseguir se localizar, pode usar a ferramenta de rotas, onde é traçado o caminho de onde você está para onde quer ir.

As unidades estão em quilômetros, o que é bem mais reconfortante do que ficar convertendo milhas de cabeça, mas ainda usam orientações baseadas em pontos cardeais, coisa que não é comum no Brasil. Quanta gente na rua sabe de que lado é o Norte? As indicações de rota também estão em inglês.

A cada ponto da rota você pode indicar ao programa para avançar; uma pequena animação mostra o trajeto feito. É possível mover o mapa na tela, e com uma tecla retornar à rota, sem precisar refazer todo o processo.

Não sei se o programa reconhece GPS, mas em breve descobriremos.

A ferramenta de rota funciona também como overlay para as fotos de satélite. Se você tiver uma excelente visão espacial pode ser útil. do contrário use somente para demonstrações.

Na avaliação final, o Google Maps para smartphones Symbian é excelente, guardando suas rotas e endereços habituais e fazendo com que o Guia de Cidades seja deixado na gaveta, durante as viagens. Só não tente usá-lo enquanto dirige.

Screenshot0002.jpg Screenshot0003.jpg

Visão de satélite do meu bairro. Ao lado, Aterro do Flamengo, no Rio

Screenshot0004.jpg Screenshot0005.jpg

Rotas com indicações em inglês

Screenshot0006.jpg Screenshot0007.jpg

Vários pontos-chave da rota indicados. Ao lado um detalhe da mesma, sobre a foto de satélite

Screenshot0008.jpg

Localizador de estabelecimentos e serviços. Não está funcionando muito bem

relacionados


Comentários