Meio Bit » Arquivo » Software » Pentelhando o IDGNow (10 programas que deixam o Windows XP com recursos do Vista)

Pentelhando o IDGNow (10 programas que deixam o Windows XP com recursos do Vista)

17 anos atrás

Lí há alguns dias atras uma matéria do IDGNow, 10 programas que deixam o Windows XP com recursos do Vista. Achei a idéia da lista muito interessante, porém a escolha dos softwares deixou a desejar.

Abaixo comento os softwares indicados pela IDGNow e indico outras alternativas, afim de deixar o Windows XP com recursos mais legais.

O WindowBlinds , por exemplo, é pesadão e roda lento se você não tiver uma super máquina. Desinstalá-lo, então é praticamente uma missão impossível, em alguns casos é até mais rápido formatar a máquina. Além disso é pago, e beeem pago. Nesse caso, quem tem grana pra ter uma super máquina e comprar o WindowBlinds, acho que deveria optar pelo Vista mesmo.

O Copernic Desktop Search, está na mesma categoria do Google Desktop Search, MSN e Windows Desktop Search para Windows, o Beagle para Linux e o Spotlight do Mac OS X, ou seja, é um mecanismo de indexação e busca no desktop. De novidade não tem nada, o Windows Vista será o último sistema a adotar esse recurso, da mesma forma que aconteceu com as abas no browser, que eles chamaram de "guias" no tardio Internet Explorer 7.

Recomendo nessa categoria o Google Desktop Search, que além de indexação e busca no desktop, oferece suporte a Gadgets e plug-ins para adicionar recursos semelhantes aos Gadgets do Vista.

O Desktop Sidebar, também altamente não recomendável, não pelo software em sí, que nem cheguei a testar, mas o Google Desktop Search já oferece o mesmo recurso, sem a necessidade de instalação de outro software.

Mais uma piada do IDGNow, o Vista Menu SE, pena que é uma piada de extremo mau gosto. o Software é horrível. Imagine um menu iniciar que ocupe praticamente toda sua tela. Além disso ele é pago (não sei quem compraria uma porcaria dessas), mas tem uma versão Freeware.

Para o Folder Maker, vou dar um desconto. Não teria utilidade pra mim, mas de modo geral, parece um recurso interessante para o Windows XP. O software oferece a possibilidade de alterar individualmente a cor das pastas do Windows. Assim é possível destacar, em vermelho, um diretório de arquivos importantes por exemplo, em azul o diretório das músicas e assim por diante.

O JetStart, é realmente uma perda de tempo, a intenção até que é boa, mas num aplicativo desajeitado, feio e com cara de ultrapassado. Recomendo para a mesma função o Launchy, equivalente ao Quicksilver para Mac OS X, o Katapult para o KDE e o Gnome Launch Box do Gnome, muito mais simples, elegante e bonito.

O FastFolder, também não tem um grande estilo, mas para quem gosta de ter a mão as pastas mais utilizadas, não deixa de ser uma opção. Mas, eu não recomendo.

Tinha que ter pelo menos uma boa bola dentro na matéria do IDGNow, é o Visual Task Tips. Depois de instalado ele mostra miniaturas, em tempo real, das janelas em execução na barra de tarefas. E apesar do recurso muito bacana, não carrega muito a máquina, para se ter uma idéia o instalador tem apenas 90k!

LaunchBar Commander, acho que esse entrou na lista, só pra encher lingüiça e fechar os 10 softwares que eles queriam. Até porque eles relacionaram o Copernic Desktop Search e o Google Desktop Search, dois softwares que fazem praticamente a mesma coisa, provavelmente pelo mesmo motivo.

Depois de peneirada, removendo as repetições e inutilidades, a lista dos 10 programas que deixam o Windows XP com recursos do Vista, terminaria com apenas 2:

Google Desktop Search e Visual Task Tips.

Pena que eles esqueceram de citar o pacote Microsoft Power Toys for Windows XP que tem vários plugins legais para incrementar o XP, entre eles:

- Open Command Window Here. Para quem trabalha com linha de comando esse software é uma mão na roda, ele acrescenta ao menu de contexto do windows a opção: "Abrir uma janela de comando aqui."
- Alt-Tab Replacement. Dá uma melhorada no visual do ALT + TAB (de leve).
- Image Resizer. Permite redimensionar uma ou várias imagens através do menu de contexto do windows.
- Virtual Desktop Manager. Simulação de desktops virtuais no Windows.

--
UsuárioCompulsivo

relacionados


Comentários