Home » Meio Bit » Internet » Só porque transou na praia quer tampar o sol com a peneira

Só porque transou na praia quer tampar o sol com a peneira

O bloqueio do YouTube na BrasilTelecom está sério: uma das teorias conspiratórias que surgiu diz que a BrasilTelecom está com seu backbone sobrecarregado com o vídeo da Daniela Cicarelli.

12 anos atrás

O bloqueio do YouTube na BrasilTelecom está sério. A blogosfera começou a relatar o problema, agora até os grandes portais já estão reportando o mesmo. Uma das teorias conspiratórias que surgiu diz que a BrasilTelecom está com seu backbone sobrecarregado, e bloquear o acesso ao YouTube geraria uma boa economia de banda; como a história da Cicarelli está na mídia, os usuários atribuiriam o bloqueio à Justiça, não culpando diretamente a empresa.

É uma idéia maquiavélica e de uma beleza maligna, e vindo de uma empresa de telecom, espera-se tudo. Mas mesmo que seja um bloqueio por causa de uma ordem judicial, é inócuo e prejudica principalmente os usuários legítimos do YouTube. Eu quero ver Ask-a-Ninja e Galacticast, e não um sujeito com um feixe de algas pendurado na jeba.

Infelizmente para a Dani (te vi até transando, posso usar essa intimidade) esse bloqueio não adianta de nada. Não é assim que a Internet funciona. Uma pesquisa rápida nos sites de Torrents mostram que o tal vídeo está bem ativo. Vejamos por exemplo, o www.isohunt.com. <== viram? Sem link:

cicatorrent.jpg

Sete torrents diferentes do tal vídeo. Quer saber a quanto tempo o gênio saiu da garrafa? O vídeo mais recente nessa lista está marcado como tendo 12,4 semanas de idade. Isso não tem nada a ver com YouTube. Isso é uma rede peer-to-peer espalhada pelo mundo todo. Não há lugar nenhum para enviar ofícios pedindo o fechamento do que quer que seja.

Melhor: O vídeo, que vivia sem seeds está facílimo de baixar. O primeiro tem 759 seeds e 3.007 peers. Posso apostar que semana passada estava às moscas. Quando disse em um artigo em outro site mais cedo, que certas coisas é melhor deixar quieto, eu não estava brincando, mas a Dani nunca me escuta... São pelo menos 3766 processos, seu advogado vai ficar rico.

Uma pesquisa no eMule mostra 22 versões diferente do vídeo, somente entre as populares. No total a busca por “Cicarelli” retornou 69 (epa!) arquivos de vídeo diferentes. Claro que o de 200 MB não é legítimo mas os de 18 muito provavelmente são. E no eMule não dá pra mexer também, Dani…

//Jabá: Se você não sabe utilizar o Bit Torrent, e quer baixar a enorme quantidade de material legal disponível na Rede, escrevi um tutorial completo, aqui.

relacionados


Comentários