Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Wedding Brasil 2012 - 2º Dia

Wedding Brasil 2012 - 2º Dia

12 anos atrás

O segundo dia do Wedding Brasil 2012 foi mais impressionante que o primeiro. O clima deu uma melhorada  e conseguimos ver o sol nessa Quarta-Feira em São Paulo. O fato do segundo dia ser impressionante não quer dizer que o primeiro dia tenha sido chato. Pelo contrário, foi muito bacana e informativo. Mas, nessa Quarta-Feira tivemos 3 estrangeiros no palco que possuem como parte de sua atividade profissional ministrar palestras e cursos. E eles levam isso a sério e transformam a atividade em um verdadeiro show, sem esquecer o bom humor.

O primeiro a subir no palco foi David Beckstead que já começou a festa levando alguns dos participantes para uma dança Country no palco com direito até a botas texanas. Depois começamos efetivamente a palestra com um tema fantástico. David nos trouxe a oportunidade de aprendermos com nossos próprios erros. Isso mesmo, ele afirma que o erro é muito importante para o aprendizado do fotógrafo e que devemos avaliá-los e nos esforçar para melhorar nossa fotografia. Como parte de sua metodologia, David nos mostrou um de seus primeiros álbuns de casamento e várias de suas fotos com grandes erros de enquadramento e composição. Foi um festival de mãos cortadas, composições mau resolvidas e spot color (que chamamos aqui no Brasil de CutOut). Cabe aqui uma pequena observação. Nos Estados Unidos (e no mundo civilizado), o spot color é considerado uma coisa brega, mas ainda é muito utilizado no Brasil. Aposto que muitos dos congressistas que aplaudiram David ainda utilizam esse tipo de edição.

O segundo palestrante foi o americano Dane Sanders com a palestra Venda Muito Enquanto o seu Concorrente está Queimando os Preços. Aqui tivemos mais uma palestra motivacional do que técnica. Aliás, várias apresentações convergiram para o tema de marketing e vendas. Acho que essa é uma das grandes necessidades de nosso mercado mesmo. Sanders falou muito sobre o inicio de sua carreira, sua forma de atendimento aos clientes e como passar para eles segurança naquilo que você vai fazer. Mostrou a importância do bom relacionamento do fotógrafo para com os noivos, pois eles são a possibilidade de vários outros serviços como batizados, festas de aniversários, retratos de família e festas de debutantes. Ao final tivemos abertura para a participação do público e Sanders simulou no palco o atendimento a um cliente, mostrando as dificuldades de se negociar com quem espera apenas preço e não qualidade. Alias, essa foi outra mensagem que permeou várias das palestras, o fato de focarmos em clientes que queiram realizar o seu sonho de que tudo seja perfeito em seu casamento e não somente que tudo seja o mais barato. Fica a dica.

E por fim tivemos o grande astro do evento. O australiano Yervant, um dos grandes nomes da fotografia mundial e uma das grifes mais importantes dentro da fotografia. Com muito humor, descontração e apresentações com fotos fenomenais, Yervant nos apresentou a palestra Fashion Wedding: Um novo estilo como ferramenta de diferenciação. Além de falar de sua carreira, como tudo foi construído, de seu incrível estúdio e de seu entendimento sobre o que é fotografia de casamento, Yervant mostrou o que seria o Fashion Wedding, um estilo fotográfico voltado para produções encontradas normalmente em luxuosos ensaios de moda. Além da produção perfeita, as fotos dele também são carregadas de pós-processamento, retirando um pouco o ar de realidade das imagens e levanto tudo para o plano dos sonhos ou dos contos de fada. Até eu que não sou chegado a fotos carregadas de pós-processamento acabei gostando do resultado. Ao final tivemos uma prática no palco, com a participação de alguns dos espectadores, mostrando um pouco como fazer uma interação diferente com os noivos e os padrinhos durante a cerimônia.

A grande sacada desse segundo dia foi mostrar que a fotografia de casamento com poses construídas pelo fotógrafo não está morta. Ela está muito viva e ganhando muito dinheiro.

relacionados


Comentários