Meio Bit » Arquivo » Games » DICE quer consoles com 8GB de RAM (!?!)

DICE quer consoles com 8GB de RAM (!?!)

12 anos atrás

dori_bf3_12.03.12

Parece ser unanimidade entre as desenvolvedoras que o aspecto que mais tem atrapalhado o desenvolvimento de jogos nos consoles atuais é a quantidade de memória RAM (512MB no Xbox 360 e 256MB para o sistema+256MB para vídeo no PS3) e ao ser questionado do que precisaria a próxima geração para rodar satisfatoriamente a engine Frostbyte 2, Johan Andersson, arquiteto de renderização na DICE, não teve o menor pudor de sonhar alto.

Há duas coisas: memória e poder de processamento. Precisamos de mais e mais poder de processamento. Quanto mais puder enfiar em um máquina, mais tiraremos vantagem dela. 2GB pode não ser suficiente quando se trata de RAM. 4GB pode funcionar, 8GB? Sim, acho que isso seria perfeito em se tratando de memória.

Agora pense comigo, se o Xbox 360 e o Playstation 3, com uma quantidade muito menor de memória conseguem nos entregar jogos com a qualidade que temos hoje, que considero ainda bastante satisfatória, inclusive tendo recebido uma boa conversão do Battlefield 3 que utiliza esta engine, o que esperar de um console dedicado com absurdos 8GB de RAM?

O detalhe é que por mais que tanta memória pareça um sonho distante, temos que levar em consideração que um próximo videogame da Sony ou Microsoft não deverão chegar ao mercado antes da metade do próximo ano e para o consumidor comum, nos Estados Unidos já é possível comprar 8GB de RAM por algo em torno de US$ 40, então imagine quanto custará para um fabricante?

É claro que muitos outros fatores são necessários para que um jogo possa ser considerado bom, mas não podemos esquecer que os próximos videogames já deverão rodar todos os títulos por padrão em FullHD, o que aumentaria consideravelmente o consumo de recursos e só de pensar em quanto a inteligência artificial poderia lucrar com tanto poderio, já fico bastante animado.

[via VG247]

relacionados


Comentários