Meio Bit » Arquivo » Internet » Aí freguesa vai um CD com a Internet dentro? Ou pelo menos a piratosfera?

Aí freguesa vai um CD com a Internet dentro? Ou pelo menos a piratosfera?

12 anos atrás

pirates2_11

Que a pirataria é uma batalha perdida todo mundo sabe. Tirando os Stallmans da vida ninguém acredita em DRM e outras bobagens. Assim como em Jurassic Park, a pirataria sempre acha um caminho.

Claro, Hollywood continua tentando, agora corre para fechar sites de torrents, mas os usuários encontraram formas criativas de burlar essas medidas. A última é o uso de Links Magnéticos, É uma idéia genialmente simples: Você ao invés de indicar a localização de um arquivo, indica o próprio arquivo, através de um hash pré-calculado.

Assim quando membros de uma rede P2P se encontram, trocam informações: “Oi, você tem esse arquivo aqui, cujo link não dá NENHUMA informação passível de Copyright e não traz NENHUM dado do arquivo original?”

Não há mais associação com trackers específicos, não dá para bloquear fechando o tracker.

Outra vantagem é o tamanho, com isso por exemplo ao invés de um Torrent compartilhar o show do Dire Straits em Wembley se resume a distribuir a sequência alfanumérica abaixo:

Dire Straits, Live At Wembly -88 (Nelson Mandela birthday)|734062640|2|2|423399faf33b14e533f094007bb3111aa0f3Bff1

Nota: alguns valores foram mudados para tornar inválido o link.

Para piorar um usuário criou um script que coleta automaticamente os links do Pirate Bay e os distribui de forma compactada. No tempo dos torrents eram 21.3GB, agora com links magnéticos você pode baixar 1.643.194 links igualmente funcionais, tudo em um zip de míseros 90MB.

O melhor é que essa tecnologia e inventividade não está só a serviço da pirataria, mas também das causas mais nobres. No Irã recentemente foi bloqueado todo tráfego encriptado de Internet, mas links utilizando tecnologia TOR funcionam normalmente.

Só posso dizer que acho BEM apropriado o primeiro arquivo na lista do Pirate Bay compactada ser:

3281929|MacGyver.S01E02.DVDRip.XviD-MEDiEVAL

Fonte: TNW

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários