Meio Bit » Arquivo » Games » Conheça a origem do Konami Code

Conheça a origem do Konami Code

12 anos atrás

dori_kon_17.01.12

Com o passar dos anos os videogames naturalmente ocuparam seu lugar na cultura popular, seja com a música tema dos jogos sendo utilizadas em concertos ou mesmo com alguns games sendo mencionados ou fazendo participações especiais em grandes produções do cinema. No entanto, como explicar fenômenos como o famoso Konami Code?

Criado em 1986 por Kazuhisa Hashimoto, a sequência ↑↑↓↓←→←→BA imortalizou-se ao aparecer em diversos títulos da desenvolvedora japonesa e o código se tornou tão popular que uma série de sites ou dispositivos eletrônicos o utilizam para liberar easter eggs, mas você conhece a origem dele?

Em uma entrevista, Hashimoto, que era uma das quatro pessoas que trabalhavam na conversão do Gradius para o Nintendinho, explicou porque criou a sequência:

“…Tinha um cara que era meu subordinado e ele jogava a versão arcade, era mesmo durão. Eu não jogava tanto e obviamente não conseguia terminá-lo, então incluí o Konami Code [risos]. Como eu seria o único a utilizá-lo, queria ter certeza de que seria fácil de memorizar. O jogo levou cerca de um ano e meio em desenvolvimento e na época, incluir o código foi como um divertido quebra-cabeça. ‘Como eu conseguiria colocar estes passwords no programa?’ Eu me perguntava.

Curioso, não? Um desenvolvedor que não conseguia ir muito bem em seu próprio jogo e que por isso incluiu um código na versão de teste, que acabou ficando no jogo completo. Pois agradeça a esse pequeno detalhe, já que foi graças a ele que muita gente conseguiu terminar o Contra ou teve a vida facilitada em tantos outros jogos.

Ah! E que atire a primeira pedra aquele que nunca o utilizou.

[via Joystiq]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários