Meio Bit » Arquivo » Internet » Wizpy: um player portátil com algo a mais

Wizpy: um player portátil com algo a mais

Wizpy, um tocador de áudio e vídeo que traz algo a mais: um sistema Linux completo.

17 anos atrás

O mercado de players portáteis de mídia está a todo vapor. A Apple alimenta seus fãs freqüentemente com novas versões de seu iPod, o favorito do mercado com cerca de 75% das vendas totais do segmento. A Microsoft decidiu entrar no jogo com o recém lançado (e já muito criticado) Zune. E muitas outras empresas de produtos de consumo como a Toshiba, a Samsung e a Sam Disk possuem bons produtos que brigam por esse mercado. Todos são tocadores de música em vários formatos e alguns também reproduzem vídeo. Poucos passam disso.

Uma empresa japonesa chamada TurboLinux decidiu pegar carona no chavão da convergência digital e inovar. O resultado é o wizpy um tocador de áudio e vídeo que traz algo a mais. Não é o display OLED de 1,7 polegadas, nem sua memória total de 4 GB que fazem o diferencial. É o software que ocupa 1,5 GB do espaço total do aparelho, um sistema Linux completo. Por completo entenda que além do sistema operacional estão na memória do bichinho todos os softwares que você pode encontrar em uma distro Linux para desktop. Pacotes de escritório, navegador, e-mail, interface gráfica completa e até o software de voip do momento, o Skype.

Tudo isso para permitir que, além de servir como seu player de bolso para música, video clipes e até filmes (graças ao suporte nativo à Divx) ele também possa servir de telefone (onde houver uma conexão à internet para o Skype) e, pasme, como seu sistema operacional portátil. O site do fabricante afirma ser possível plugar o dispositivo à qualquer computador que suporte boot via USB para que você possa usar o Linux embutido na memória do gadget.

O lançamento do aparelho está previsto para Fevereiro de 2007, mas antes que você anime-se ele estará disponível apenas no Japão. O preço estimado é de US$ 250,00 mas não é confirmado pelo fabricante.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários