Meio Bit » Indústria » Vale mesmo a pena mudar a cor dos olhos?

Vale mesmo a pena mudar a cor dos olhos?

Há alternativas para mudar a cor dos olhos de forma definitiva: uma usa lasers… Vale a pena passar por esse tipo de intervenção?

12 anos atrás

Dizem que os olhos são a janela da alma…

Laguna_HeteroEye_29dez2011

Heterocromia artificial

Dr. Gregg Homer, um médico californiano com doutorado em Biologia, alega que todos temos olhos azuis e a tecnologia patenteada por ele em 2004 poderia mudar a cor dos olhos castanhos para azuis em definitivo, com a ajuda de um procedimento que utiliza lasers.

O laser serve para quebrar o pigmento melanina da parte frontal da íris: num primeiro momento, o olho castanho fica até mais escuro que o normal. Entretanto, duas a três semanas após o rápido tratamento (são vinte segundos de lasers no olho), a parte frontal da íris ganha a tão desejada cor azul em definitivo: o tecido marrom não consegue mais se regenerar…

O doutor Homer Simpson dá a tecnologia o nome de Lumineyes e é um método que vem sendo desenvolvido há dez anos na clínica que fundou, a Strōma Medical.

Antes de o procedimento ser testado com sucesso em uma dúzia de voluntários no México, até Doug Daniels, atual dono da tal clínica oftalmológica, era cético quanto ao método. E não é só ele que tem receio sobre o radical tratamento com lasers para mudança definitiva na coloração dos olhos.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina não vê com bons olhos tal técnica até por existirem poucas referências sobre esse tipo de procedimento na literatura médica: os oftalmologistas aqui ainda não conhecem bem todas as complicações resultantes de um processo experimental como esse, que altera tão profundamente a estrutura da íris (o tecido que sustenta os músculos da íris, o estroma, seria afetado por também possuir melanina), e o provável processo inflamatório causado por uma intervenção desse tipo numa região tão delicada do olho.

Bom, o tio Laguna acredita que a cor dos olhos azuis é uma característica recessiva herdada ante a característica genética dominante que é a de possuir olhos castanhos: as pessoas com olhos azuis possuem grande quantidade de melanina na parte posterior da íris, enquanto a parte frontal possui baixa concentração de tal pigmento que reflete a cor marrom.

Laguna_MyGreenEye_29dez2012

Olha no meu olho!

Inclusive lembro que, em 2008, cientistas da Universidade de Copenhague descobriram que todas as pessoas com olhos azuis descendem de um ancestral único, o qual sofreu uma mutação genética que afetou a cor dos olhos: até alguns milhares de anos atrás, supõe-se que todos os seres humanos tinham olhos castanhos.

Voltando à Califórnia, a Strōma Medical necessitará de mais de meio milhão de dólares para completar todos os testes e assegurar que o método Lumineyes seja aprovado nos Estados Unidos: o doutor Gregg Homer estima que em três anos o tratamento estará disponível ao público. E resgatar esse investimento todo não será tão difícil: quase três mil pacientes já mostraram interesse em passar pela mudança, cuja intervenção provavelmente custará em torno dos 5.000 dólares.

Outra alternativa que o tio Laguna acha interessante mencionar é a chamada “íris artificial”, um implante intraocular cosmético inicialmente voltado à pacientes com coloboma e albinismo, onde é colocada uma lente intraocular na frente da íris com a cor desejada: Patrícia Rodrigues, uma escritora carioca, foi matéria do Programa do Ratinho por ser a primeira brasileira a se submeter à esse tipo de cirurgia oftalmológica.

Particularmente acho que a mudança na cor dos olhos é um tipo bastante arriscado de intervenção cosmética, mas o tio Manel Laguna fala isso como alguém que já nasceu com os olhos verdes, embora meu olho direito tenha nascido com catarata e já tenha sofrido duas intervenções cirúrgicas (em 1987 e 2007)

Não desejo mal aos olhos de ninguém, só que passar por esses tipos de tratamento só por pura vaidade não é para mim. Dizem que o futuro é implantar microchips e viver a realidade aumentada direto nos olhos. Vale mesmo a pena arriscar a visão por esse tipo de coisa?

relacionados


Comentários