Meio Bit » Arquivo » Internet » Os 10 mais úteis recursos do Gmail

Os 10 mais úteis recursos do Gmail

17 anos atrás

O Gmail é um webmail bem conhecido e bastante usado. Introduziu no mercado de massa características antes inéditas, como a organização de mensagens de um mesmo assunto em um mesmo tópico. Algo muito útil, especialmente para assinantes de listas de discussão, como eu. Entretanto o Gmail implementou outras facilidades para os usuários, menos conhecidas, e que podem ser de grande ajuda para quem souber como utilizá-las.

Neste artigo relaciono as 10 características do Gmail mais úteis (ou apenas legais) para quem é heavy user de e-mail, como eu. Se você tem uma conta no Gmail aprenda a usar esses recursos e aumente muito as possibilidades da ferramenta. Note que, como eu uso o Gmail em inglês alguns desses recursos podem não estar disponíveis em outros idiomas, ainda.

1- Gmail Mobile
Gmail mobile
Basta acessar o Gmail com seu celular que ele automaticamente ajusta à interface para seu aparelho móvel. Além de ler e responder e-mails você pode ligar para os usuários cujos números de telefone você tenha cadastrado em seus contatos. Pouco usado por aqui mas muito útil para quem precisa.

2- Voicemail
Você pode deixar mensagens de voz para outros usuários do Gmail. Basta que você use o Google Talk para gravar e enviar a mensagem. Ela ficará disponível como um arquivo de áudio para o destinatário e ele poderá ouvir diretamente dentro do Gmail ou baixar para seu desktop.

3- Resposta por Chat
Se um usuário ficar on-line no Google Talk enquanto você está escrevendo uma resposta para ele você pode optar por enviar o texto como IM em lugar de e-mail. Se você tiver configurado o Gmail para arquivar seu histórico de IM toda essa conversa com aquele individuo será tratada como um assunto e estará disponível na sua caixa do Gmail.

4- Grupos de Contatos
Você pode organizar seus contatos em grupos e selecionar o grupo como destinatário de mensagens em lugar de adicionar cada endereço separadamente.

5- Feeds RSS no Gmail
Você pode adicionar seus Feeds prediletos ao Gmail e lê-los junto com seus e-mails. Os Feeds aparecerão como “Clips” no topo da sua lista de mensagens.
Gmail Feeds

6- Visualizar como HTML
Agora além dos documentos do Microsoft Office, arquivos do OpenOffice e Adobe PDF também podem ser vistos como HTML, sem que você precise baixá-los para seu PC. Muito útil para quem está acessando via celular ou para quem não tem esses programas instalados.

7- Atalhos na coluna da direita
O Gmail também pode ajudar você a encontrar endereços ou encomendas de diversos serviços. Normalmente ele reconhece endereços e números de pacotes de entrega dos serviços postais mais usados nos EUA e coloca à direita os links para busca. Funciona bem nos EUA e provavelmente o Google vai fazer isso funcionar bem no resto do mundo também.

8- Auto-save
Pioneiro na implementação deste recurso, o Gmail salva as mensagens que você está digitando. Se o seu navegador fechar ou outra coisa atrair sua atenção provavelmente seu trabalho estará à salvo. Este recurso ganhou tantos fãs que diversos outros serviços, não só os web-mails, buscam implementar esse recurso para agradar seus usuários.

9- Acesso offline às suas mensagens
O Google Desktop que já pesquisava seus arquivos em seu PC agora também pesquisa e organiza seus e-mails mesmo que você esteja offline.

10- Aviso de atualização de conversas
O Gmail avisa imediatamente, com uma nota de rodapé amarela, se a conversa que você está lendo no momento recebeu mais alguma mensagem. Se você optar por ver a nova mensagem a página é atualizada e a conversa recebe as novas contribuições imediatamente.
Gmail new message noteAviso de nova mensagem

relacionados


Comentários