Meio Bit » Arquivo » Games » Pirataria continua assolando o PC

Pirataria continua assolando o PC

12 anos atrás

dori_arm_22.11

Conversando com muitas pessoas e lendo os comentários em diversos sites, inclusive aqui mesmo no Meio Bit Games, tenho notado que cada vez mais os jogadores estão passando a comprar legalmente seus jogos, principalmente quando falamos do PC. Serviços como o Steam tem dado uma enorme contribuição para isso, com promoções que deixam os títulos com preços muito acessíveis, além da facilidade da compra.

Mesmo assim a pirataria parece estar longe de ser solucionada, pelo menos de acordo com Marek Španěl, CEO da Bohemia Interactive, desenvolvedora tcheca responsável pelo do simulador militar Arma II e que recentemente chamou a atenção por adotar um interessante sistema anti-pirataria em um dos seus jogos.

Nossas estatísticas do multiplayer mostram que para cada três compradores legítimos jogando seus jogos no multiplayer, há 100 tentativas não sucedidas de jogar com uma versão pirata. Isso indica que a pirataria é um problema extremamente generalizado no PC e isso realmente nos preocupa como uma desenvolvedora independente de meio porte voltada para o PC. Não temos nenhum dado para o single-player, mas temo que a proporção de piratas para jogadores legítimos seja indubitavelmente muito pior.

É difícil saber se nas outras companhias o problema estão tão grande, mas o fato é que no PC a pirataria é muito fácil e o número fornecido pelo executivo sugere que o DRM não consegue alcançar o objetivo para qual foi desenvolvido, em boa parte das vezes servindo mais para incomodar quem compra do que aqueles que obtém o jogo ilegalmente.

[via CVG]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários