Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Siris em processo de virarem Caranguejos. Nunca Lagostas. Nunca serão!

Siris em processo de virarem Caranguejos. Nunca Lagostas. Nunca serão!

12 anos atrás

Nem eu imaginava que havia tanta gente trabalhando para que o Siri virasse caranguejasse para outras plataformas.

Os incansáveis da Applidium conseguiram crackear o coding dos controles de autenticação que fazem com que o Siri rode apenas no iPhone 4S. Para mostrar que não estão de brincadeira, liberaram no mesmo instante um conjunto de ferramentas para que outros desenvolvedores pudessem fuçar nas suas descobertas.

Não estou aqui para julgar o quão eficaz ou idiota é a abordagem da Apple em trancar o Siri dentro do último smartphone da linha; nem tampouco para levantar discussões sobre como a sua própria contra-cultura de canibalizar prévios lançamentos consegue, incrivelmente, tamanho apelo na insanidade alheia e números de venda obeso-mórbidos mundo afora. Siriously! Longe de mim.

Com isso fora do argumento, ter descoberto pela persistência alheia que na verdade a principal ferramenta de autenticação - e também de conversão do aúdio - junto aos próprios servidores da empresa é uma ferramenta open-source, o Speex Codec, é de se fazer pensar um pouco.

Crabs

Compra-se o Siri por milhões. Materializa-o via muito código aberto. Blinda-se tudo com licenciamentos e patentes. Faz-se mais milhões ainda. Genial? Nem por isso? A Amazon comprou agorinha um concorrente (não melhor que o Siri) para entrar no jogo.

É óbvio que a Apple tomará as devidas medidas para evitar que os UDIDs de qualquer smartphone (smart demais) se atole em meio ao seu tráfego. Mas esse não é o ponto.

A impressão que eu tenho é que, querendo ou não, o mundo todo caiu de joelhos com a idéia de 'conversar' com seu smartphone por aí, tanto que nem sequer se concebe frontalmente a criação de algo inclusive melhor que o Siri -- e por que não? Quero dizer, algo realmente útil.

Afinal, eu mesmo posso escrever "pizza" no google e com mais um clique ver as mais próximas da minha casa. E outra, ainda não estou tão profundamente interessado em ouvir uma piadinha quando pergunto "como eu consigo uma Ferrari com três ruivas legítimas dentro?"

Há quem afirme que existem ferramentas de código livre aos montes por aí e que o que falta apenas é infra-estrutura para servidores mais robustos que sejam capazes de aturar o castigo de uma comunicação em escala global. Afinal de contas, hoje, o Siri atende bem ao incrível número de perguntas "super bem boladas". E olha que é um brouta trafégo de dados.

O que o Siri tem à frente de outros projetos são os algoritmos que interpretam parcialmente o contexto em frases completas, além de apenas palavras, que por acaso tem sido o máximo que os outros softwares tem conseguido alcançar. Até este momento.

Sim, porque os forums já começam a se abarrunfar de discussões sobre como portar o Siri para outras plataformas. Infelizmente, muito pouca gente está discutindo a possibilidade de fazer algo melhor do que ele.

É óbvio que a maioria só quer ver o bicho caranguejando para dentro do seu 'outro' smartphone, quase que como num surto de vingança e dizendo 'Viu? Eu também converso com meu smart!".

O que é um bocado assustador porque o zumzumzum a respeito do Siri tem sido tamanho que ele acabou se tornando uma entidade na web e, incompreensivelmente, o mundo se esqueceu que ele pertence à Apple.

Adicionalmente, que existe algo chamado licenciamento e que mesmo que o caboclo saiba 100% como reproduzi-lo, além de infringir uma bíblia toda de leis, poucos teriam fundos para sustentar servidores que comportem MAIS uma nova horda de tolinhos e safadjénhas com perguntas capiciosas.

O que nos leva ao mesmo cenário de sempre: dominação via o mais simples, alimentar-se da incompetência alheia, dinheiro para comprar talentos e idéias e um pouco de hype.

Comumente, a Apple lança incríveis conceitos. Sim, ela tem essa incrível habilidade em deixar alphas/betas (algumas vezes até mesmo meros layouts - Hi Thunderbolt, my bad!) com cara de produto final e... onde é que Apple SEMPRE ganha?

No fato de que ninguém pensa-e-faz nada melhor, deixando-a com tempo de sobra para aprimorar a própria imperfeição com cara de perfeita. O que por acaso nem sempre ela faz mas, quem pode culpá-la por estar continuamente na ponta da lança justamente por causa disso? Enfim, tergiverso...

No próprio link da matéria a Applidium explica qual é o cenário técnico envolvido na operação do Siri, tanto do ponto de vista da proteção e do funcionamento no iPhone 4S, assim como também uma boa parte da lógica dos protocolos em si.

Aqui eles indicam um pacote de soluções que utilizaram durante o processo de cracking para compreender como é que a banda toca dentro do Siri.

Aguarde! Um clone de caranguejo logo logo belisca um Android perto de você.

Seria legal se ele se chamasse Crabs...

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários