Meio Bit » Arquivo » Mobile » Windows 7 ultrapassa XP como SO para desktops mais usado no mundo

Windows 7 ultrapassa XP como SO para desktops mais usado no mundo

Windows 7 ultrapassa o market share do Windows XP e é o sistema operacional mais utilizado no mundo.

12 anos atrás

A notícia nem é tão nova, mas vale o registro. Em outubro último o Windows 7 ultrapassou o Windows XP como o SO para desktops mais usado do mundo. Isso ocorreu no dia 7 (não me perguntem como eles conseguem calcular isso), 15 dias antes do aniversário de 2 anos do Seven. Considerando o tamanho do domínio do Windows XP, até que foi rápido. E com a degustação do Windows 8 já acontecendo (com excelentes impressões), pelo visto o império do mal de Bill Gates não será abalado tão cedo.

Segundo essa pesquisa do Pingdon, O Windows 7 precisou de 3 meses para ultrapassar o marketshare do MacOS, que hoje domina “incríveis” 7,29% do mercado. Em 10 meses ultrapassou o Windows Vista (aleluia, irmãos!) que acreditem, ainda possui 11,30% do mercado mesmo tendo sido compilado por Sauron. O Windows XP se mantém firme com mais de 38% do mercado, o que é um feito incrível considerando que ele foi lançado há mais de 10 anos.

Para ter noção do que é a força do Windows XP, em 2001 meu processador era um Pentium III 650 MHz (ou algo parecido). Hoje temos processadores quad core com 8 threads rodando em notebooks e desktops. Dos 128 MB de RAM da época, é comum PCs saírem com 4 GB das lojas hoje em dia. E o Windows XP continua presente em 40% dos computadores domésticos do planeta. Ninguém, nem a própria Microsoft poderia esperar que um SO se perpetuasse dessa forma.

Enquanto isso, o Linux em todas as suas versões conseguiu amealhar incríveis 0,82% do mercado de PCs domésticos. É uma espécie de we are the 99% ao contrário. Confesso que eu esperava que o Ubuntu levasse o Linux para o infinito e além, dobrando a presença de mercado (dobrando soa mais forte que 2%) mas isso ainda não aconteceu. Quem sabe no ano que vem.

Previsões? O Windows 8 irá superar o Windows 7 ainda mais rápido. O mundo está cada vez mais móvel e na nuvem. E pelo menos por enquanto, os concorrentes não parecem preparados para derrubar esse monopólio.

P.S.: se você odeia a Microsoft, leu o título e desceu para ir esbravejar nos comentários, antes que a espuma comece a sair da sua boca, leia o artigo com calma. Essa matéria não é paga. Ela também não diz que o Windows é o melhor SO para desktops. Se você observar bem, até falamos bem do Ubuntu. Conte até 10 e fale “Goosfraba” em voz alta.

relacionados


Comentários