Meio Bit » Arquivo » Games » Com 1 ano de vida Kinect melhora até o Powerpoint

Com 1 ano de vida Kinect melhora até o Powerpoint

12 anos atrás

holodeck

Quando a Microsoft anunciou o projeto Natal, e depois o Kinect o mundo dos games, dos computadores mudou. Ninguém percebeu ainda, mas em alguns anos os historiadores de tecnologia irão apontar esse dia como o momento-chave.

Mesmo sendo o produto de consumo mais rapidamente vendido na História, pra muita gente o Kinect ainda não disse a que veio. Os gamers hardcore reclamam que ainda não há um título matador para ele. Em defesa do Kinect, pergunto: Como seria esse título?

Pois é, ninguém sabe. A tecnologia de interface de movimentos é tão nova e radicalmente diferente de tudo que não dá pra imaginar como um jogo hardcore funcionaria. Hoje já temos ensaios desses futuros jogos com a tecnologia de head tracking do Forza 4 ou aquela linda demonstração digna de Tony Stark do Ghost Recon. As crianças por sua vez estão bem satisfeitas com os jogos do Kinect projetados para elas.

Mesmo assim ainda insisto que o uso do Kinect em games é acessório. A importância dele vai muito além disso, a quantidade de experimentos em interface e tecnologia 3D criados com ele, antes mesmo da liberação do SDK oficial é imensa.

 

Um exemplo disso foi criado por Haruki Maeda, da Universidade Meiji. Ele desenvolveu um exemplo utilizando Kinect e um projetor para transformar uma apresentação tradicional de Powerpoint and algo dinâmico, interagindo com o apresentador.

Ele utilizou Excel e C#, além de fita adesiva (essencial para qualquer projeto sério). No demo podemos ver texto se rearranjando em volta do apresentador em tempo real. Pense no quanto isso pode mudar a dinâmica das apresentações. Eu duvidaria muito que a próxima versão do Powerpoint já não venha com suporte para esse tipo de recurso.

Outro bom exemplo: Lembram daquele vídeo que mostramos alguns dias atrás, com aquela visão do futuro da Microsoft? Que tal ver a gênese da tecnologia mostrada?

A Microsoft Research divulgou um novo vídeo apresentando 3 novos usos da tecnologia Kinect. Eles criaram um projetor/sensor que tem percepção precisa de sua posição espacial, e que reage a sombras, assim você pode manipular objetos projetados.

Também criaram uma combinação do projetor com 4 sensores Kinect mapeando um ambiente 3D. Com isso você manipula objetos no espaço tridimensional, desenha no ar, exibe propriedades de objetos reais projetados neles mesmos e muito mais.

O vídeo é quase uma versão Alfa do Holodeck de Star Trek, sem a parte em que temos feedback táctil dos objetos, se por objeto você entende o corpo da Katy Perry e suas 8 irmãs gêmeas.

Normalmente só vemos o resultado final dessas pesquisas, mas aqui temos a rara chance de ver algo que chegará aperfeiçoado ao mercado em qualquer coisa entre 5 e 10 anos. Assista, vale a pena.

Portanto, se o Kinect der partida a toda uma geração de informação 3D, controles projetados em superfícies e interação, dá até para perdoar se ele não fizer sucesso entre gamers hardcore.

Fonte: TC

relacionados


Comentários