Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rapidinhas do mundo da fotografia

Rapidinhas do mundo da fotografia

12 anos atrás

Nesta sexta-feira temos algumas pequenas notícias do mundo da fotografia que são bacanas, mas renderiam posts muito pequenos. Então resolvi juntar tudo em um único texto. Vejam abaixo o que está acontecendo.

- Fuji patenteia a objetiva mais luminosa para celulares - a briga pelo mercado de fotografia em celulares é grande. Empresas de grande porte concorrem entre si para criarem sensores e objetivas que tragam grande qualidade de imagem para os pequenos aparelhos. Alguns modelos de celulares já nos provaram que é possível executar fotos de qualidade razoável, mas esse caminho ainda é longo. Quem entrou na briga agora foi a Fuji que registrou a patente de uma lente para celulares com 27mm de distância focal e abertura de diafragma em f/2. Estamos falando da lente mais luminosa até hoje fabricada para celulares. A objetiva será composta por 5 elementos asféricos, mas não há uma data estipulada para o início da produção.

- Nikon CX 10-100mm chega ao mercado - Com o lançamento da nova linha mirrorless da Nikon, uma nova linha de lentes está começando a chegar ao mercado. A que estréia nesta semana é a Nikkor CX 10-100mm f/4,5-5,6 VR. Duas coisas devem ser levadas em consideração aqui. A primeira é que com o fator de corte da nova linha de câmeras da Nikon está lente vai se comportar como uma 27-270mm, o que a meu ver é uma distância focal confortável para se utilizar no dia a dia. A segunda coisa é que está é a primeira lente da Nikon com zoom motorizado, fazendo nos lembrar das câmeras compactas prosumers. Isso deve aumentar um pouco o consumo da bateria, mas o que me deixa mais preocupado é com o ruído gerado pelo motor da lente. O valor da lente fica em torno de US$ 756,00.

- Leica Elmarit-S 30mm f/2,8 ASPH - agora uma notícia do mundo que somente os Semi-Deuses podem alcançar. A Leica está colocando no mercado a nova Elmarit-S 30mm f/2,8 ASPH que foi desenhada para a Leica S2, aquela câmera gigante que somente umas 10 pessoas no mundo devem possuir. Segundo o fabricante a lente oferece o máximo contraste e baixa distorção. Fora a abertura de diafragma generosa, a lente é construída com 13 elementos divididos em nove grupos, sendo que dois são asféricos. A distância mínima de foco é de 0,5m e o peso da lente é de 1.060g (depois de utilizar o equipamento é necessário fazer fisioterapia). O preço não foi anunciado, mas podem esperar uma bela de uma facada.

- Lens Skins - Personalizando seu equipamento - você é daqueles que adora as maluquices da Pentax e da Leica quando lançam as versões personalizadas com os temas mais malucos do planeta? Então seus problemas acabaram. Não é mais necessário gastar uma grana no equipamento novo. É só comprar um dos modelos da Lens Skins. São adesivos de vinil com 1mm de espessura e que servem para decorar e personalizar as suas lentes. É possível colocar no corpo da lente e no parasol. Vocês não acham lindo? Se quiser comprar é só desembolsar US$ 40,00 na BH Photo.

- 100 Fotografias de Cartier-Bresson serão vendidas por meio milhão de Euros - para finalizar uma notícia do mestre Cartier-Bresson. A casa de leilões Christie's vai leiloar no dia 11 de novembro um total de 100 fotografias representativas da obra do fotógrafo. São impressões oficiais realizadas pela Fundação Cartier-Bresson e que virão devidamente autenticadas pela organização. Que fique claro que não se está vendendo os originais e sim cópias oficiais. Elas são caras porque não existem muitas destas circulando no mundo. Por exemplo, a foto Behind the Gare St. Lazare (uma das mais importantes feitas por Bresson) não é impressa desde 1946. Somente com esta foto se espera arrecadar 180 mil Euros.

 

relacionados


Comentários