Meio Bit » Arquivo » Meio Bit » AMD revela o Fusion: CPU e GPU em um único processador

AMD revela o Fusion: CPU e GPU em um único processador

17 anos atrás

A compra da ATI pela AMD por 5.4 bilhões de dólares foi encarada com um misto de excitação e ao mesmo tempo, preocupações sobre o foco e o futuro da empresa.

Mas a AMD agora começa a dar sinais de que cartas ela possui na manga e se as notícias estiverem corretas, teremos uma pequena revolução de como as CPUs funcionam.

A compra da ATI parece não ter sido apenas para entrar no mercado de processamento gráfico e sim aproveitar o expertise da empresa em soluções integradas. Um único processador com CPU + Northbridge + GPU, integrados, para máquinas baratas, dispositivos portáteis e onde mais for necessário ter um processamento gráfico melhor do que fornecido pelas placas-mãe on-board.

Gamers ainda estarão melhor servidor por placas de vídeo dedicadas, mas a idéia é aproveitar o enorme processamento de unidades de ponto flutuante (FPU) presente nos processadores gráficos para realizar outras tarefas que necessitam desse processamento.

Uma única GPU da família de placas Radeon 1900 e 1950 possui 375 GFlops. Segundo a notícia, isso equivale a 10 vezes o mesmo processamento de uma estação de trabalho dual core. E a idéia é usar todo esse processamento matemático e usá-lo para aplicações como cálculos de física, por exemplo.

E uma arquitetura como essa pode ser otimizada para tarefas como criptografia, processamento de imagens, vídeos e onde mais esse ultra "coprocessador matemático" pode fazer.

Há muito tempo que não fico entusiasmado com uma notícia na área de processadores. Uma estação de trabalho dual core dessas teria 20 vezes mais capacidade de processamento matemático que um processador hoje. Talvez o maior desafio seja mudar a forma como o software trabalha hoje, onde a FPU não é o mais importante. Mas com universidades como Stanford autorizando o uso de placas de vídeo para uso científico, é apenas questão de tempo.

Fonte: TGDaily

relacionados


Comentários