Meio Bit » Arquivo » Hardware » A máquina que lava roupa, faz cerveja e é a inveja secreta de 99% dos homens

A máquina que lava roupa, faz cerveja e é a inveja secreta de 99% dos homens

12 anos atrás

O que você faria se a sua cerveja favorita fosse uma marca alemã importada de R$ 20 a garrafa? E se você tivesse uma babá alemã cervejeira em casa que costuma beber com você? Bom, para o engenheiro elétrico Kurtis Ullein isso foi apenas o início do desafio que o levou a montar uma máquina de fazer cerveja sobre uma velha máquina de lavar roupas.

Após trazer uma babá da Alemanha, Kurtis viu o consumo de Franziskaner Hefeweizen subir vertiginosamente em sua casa. Pior do que isso, eventualmente ele chegava em casa após um dia de trabalho e via que seu estoque de cerveja estava no seco.

Melhor do que cerveja, só mulher

O grande erro dele é óbvio. Trouxe um alemão (sim, a babá é ele) para sua casa e como todas as estatísticas provam, este povo bebe bagarai. Com isso só havia 2 saídas para Kurtis: despedir o seu novo empregado ou dar um jeito de conseguir a cerveja que ele gosta por um preço mais em conta.

Em 2004 ele seguiu o conselho do amigo e começou a fazer em casa suas próprias Hefeweizen, uma variação das populares weissbier. E isso agradou tanto a ele quanto ao babá.

Quem fez cerveja sabe que é um trabalho artesanal complexo e que envolve bastante esforço manual. Em determinado ponto, por exemplo, é preciso separar o mosto do grão. Para tanto Kurtis usava uma escorredor de massa. Segundo ele, várias vezes durante o processo ele pensou em usar uma centrífuga.

 

Ele desmanchou toda a máquina, trocou as mangueiras e limpou os tambores cuidadosamente. Depois fez várias modificações no sistema elétrico para que a coisa toda funcionasse como desejava. O resultado, entretanto, é muito melhor do que ele esperava. Além de economizar tempo, o processo mais industrial mudou a cerveja.

 

E não é só isso. Graças à máquina ele consegue controlar vários outros indicadores como temperatura, nível da água e extração. Com isso ele consegue produzir lotes de até 80 litros, economizando tempo e esforço para si e seu babá. Antes os lotes eram de até 20 litros.

Aliás, no vídeo em 4 partes mostrado neste post ele faz um lote de 40 litros de Helles.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários