Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Nu Photo Conference - 2º Dia

Nu Photo Conference - 2º Dia

12 anos e meio atrás

Sim, tirem as crianças da sala, pois o Meio Bit esteve no Nu Photo Conference, o primeiro congresso da América Latina sobre fotografia de nu e sensualidade. Claro que temos que destacar que esta é uma iniciativa ousada da iPhoto Editora e ao mesmo tempo louvável. O nu não pode continuar como uma categoria marginal dentro da fotografia. Não podemos ter medo de mostrar nossas imagens e devemos exigir cada vez mais oportunidades de aprender. E estas oportunidades estiveram em São Paulo nestes três dias de setembro. Infelizmente, por problemas de ordem pessoal, não pude participar do primeiro dia. Perdi a palestra da Fernanda Preto, a principal atração deste dia. Mas, já passou e, com certeza, teremos outras oportunidades de conferir os ensinamentos desta grande fotógrafa.

Cheguei cedo ao Shopping Eldorado, onde se localiza o Teatro das Artes, e não tinha nem um elevador ou escada rolante funcionando. Por obra do destino, acabei ajudando a Gina Stocco (primeira palestrante) a carregar sua mala até o terceiro andar do shopping (já perdi uns quilinhos nesta). O Teatro das Artes é um lugar bacana, mas achei pequeno se comparado com o Memorial da América Latina, mas muito mais comfortavel e com um som perfeito. Além disso, também existiam cadeiras especiais para obesos, o que me deixou muito feliz.

A primeira palestra começou pontualmente às 9:00h e tivemos no palco Gina Stocco com o tema Ensaio Sensual de Pessoas Comuns. A palestrante é uma pessoa super-mega-simpática, o que foi um ótimo contrapeso para sua falta de experiência em fazer palestras. Em alguns momentos ela se perdeu ou se adiantou aos slides que estavam sendo mostrados (que percebemos não terem sido montados por ela), mas conseguiu passar o seu  recado contando um pouco de sua carreira e como começou a fazer ensaios sensuais de pessoas comuns. Aqui descobrimos que o fotógrafo tem que ter cara de pau e oferecer o seu trabalho sempre que a oportunidade surgir. Depois da teoria, a fotógrafa trouxe uma modelo ao palco (que de mulher comum não tinha nada) e convidou uma das presentes na platéia para ser fotografada também. A escolhida, a Mirian Rocha de Belo Horizonte, se tornou uma pequena celebridade durante o congresso. A Palestra de Gina Stocco foi, em minha opinião, a terceira melhor do Congresso (pelo menos da parte que consegui conferir).

Depois tivemos no palco o André Arthur que veio nos falar no Ensaio Sensual Masculino. O André é uma figura muito bacana que fala pausadamente, porém de maneira muito didática. O tema pode até parecer estranho para fotógrafos homens (que estão mais acostumados a fotografar mulheres), mas é válido sempre estar atento ao que está acontecendo no mercado de fotografia. Palestra simples e com uma prática com dois modelos no palco. Não sei se posso dizer que o resultado do ensaio demonstrativo foi sensual, mas o conteúdo artístico foi muito forte.

Depois da segunda palestra tivemos o horário do almoço que, quando acontece dentro do Shopping Eldorado, é melhor estar preparado para vender um rim para pagar a conta. Voltando ao teatro, quem subiu ao palco foi o José Fujocka que iria tratar do tema Retoque de Imagens Enfocando a Sensualidade na Moda. A palestra foi boa? Sim, claro, mas foi onde detectamos o maior número de pessoas dormindo por metro quadrado. Tivemos bons exemplos do uso do Photoshop no mercado de moda e a parte prática foi tão rápida que ninguém entendia direito os comandos que estavam sendo utilizados. O tipo de tratamento de imagem que estava sendo feito no Photoshop é muito complexo e necessitava um pouco mais de tempo para ser bem aproveitado. Ao final saímos de lá com a certeza absoluta de que Photoshop é realmente coisa do demonio.

A quarta palestra do dia foi sobre Boudoir - Ensaio Sensual de Noivas, com a Fernanda Marques, tendo como assistente o Reinaldo Martins. O Boudoir é uma tendência européia que está chegando agora ao mercado brasileiro. A palestra mostrou um pouco de como a fotógrafa começou a fotografar dentro desta nova tendência e teve como principal marca o bom entrosamento e o humor dos dois fotógrafos no palco. O pessoal já está acostumado a ministrar workshops e sabe como cativar a platéia. Destaque para o puxão de orelha geral na platéia sobre os fotógrafos que estão passando fome e cobrando uma ninharia para fotografar. Aqui também tivemos a prática fotográfica. Duas modelos foram chamadas ao palco para mostrar como fotografar um sensual da noiva. Uma modelo bem magrinha, ruiva e sem expressão facial nenhuma e uma Pluz Size que tinha um dos rostinhos mais bonitos que já vi. Três peculiaridades técnicas. Para provar que quem faz a fotografia é o fotógrafo e não a câmera, Fernanda Marques utilizou uma Nikon D50, considerada hoje uma câmera antiga. Em segundo lugar a lente utilizada foi uma 50mm f/1,8 que tem um valor muito baixo e uma qualidade de imagem imensa. E por último, só iluminação contínua foi utilizada. A fotógrafa revelou que não gosta de flash e até nos casamentos ela não utiliza. Ótima apresentação.

O dia fechou com a palestra de Anderson Miranda, que tinha o título de Magic Hour onde ele mostrou como sua empresa produz ensaios sensuais com mulheres comuns dentro de um estilo puxado para o Fine Art. Imagens belíssimas foram projetadas enquanto a história de cada click era revelada. Infelizmente não tivemos uma parte prática nesta palestra.

O dia foi muito produtivo. Ótimas palestras em um local agradável onde não tiveram pena do ar condicionado. Aqui fica apenas algumas observações sobre o publico. Quase metade eram de mulheres. De todo mundo que conversei quase 90% era de Minas Gerais. Alguns fotógrafos ainda não sabem se comportar ao ver uma mulher sem roupas. A maioria das perguntas ainda são cretinas. E que fique bem claro que perguntar para um palestrante quanto ele cobra por um serviço é muito indelicado.

relacionados


Comentários