Meio Bit » Arquivo » Games » Criadora de Heavy Rain teria perdido €10 milhões por causa dos usados

Criadora de Heavy Rain teria perdido €10 milhões por causa dos usados

12 anos e meio atrás

dori_hea_12.09.11

Não é de hoje que a indústria de games tem discutido o problema do comércio de jogos usados. Uma série de medidas já foram tomadas para que os jogadores evitem comprar games de outras pessoas ou pelo menos dê às empresas algum lucro, como os códigos que dão acesso à parte online e enquanto uma solução definitiva parece estar longe de ser encontrada, os executivos seguem reclamando.

Quem falou sobre o assunto dessa vez foi Guillaume de Fondaumiere, CEO da Quantic Dream, que ao ser perguntado sobre como a nova recessão mundial pode afetar os jogos de alto orçamento, revelou o quanto deixaram de ganhar com o Heavy Rain por causa dos usados.

Eu diria que o impacto que a recessão teve, com o impacto mais importante especialmente nos títulos AAA para consoles, foi o crescimento das vendas de segunda mão e penso que este seja no momento o problema número um na indústria. Eu posso pegar um exemplo do Heavy Rain. Nós basicamente vendemos até hoje aproximadamente dois milhões de unidades, sabemos pelo sistema de troféus que provavelmente mais de três milhões de pessoas compraram o game e o jogaram. Isso seria um milhão de pessoas jogando o game sem ter me dado um centavo e o meu cálculo é de que a Quantic Dream perdeu entre 5 e 10 milhões de euros em royalties por causa do comércio de usados.

Depois Fondaumiere reconheceu que se não fossem os usados as pessoas comprariam menos jogos, que eles custam muito caro e que as desenvolvedoras e as editoras precisam sentar para conversar e encontrar uma solução, pois por enquanto eles estão dando um tiro no pé.

Os números citados pelo executivo são mesmo bastante impressionantes, afinal, nenhuma empresa ficaria contente em deixar de arrecadar um valor tão alto, mas eu acho que a melhor maneira deles evitarem o comércio de jogos usados é a adoção maciça da distribuição digital e sempre achei que o Heavy Rain seria um título onde a revenda seria muito alta devido ao seu baixo replay, mesmo sendo um dos melhores jogos que joguei recentemente.

[via VG247]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários