Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji Finepix X10 - uma compacta de alto desempenho

Fuji Finepix X10 - uma compacta de alto desempenho

12 anos e meio atrás

Por um longo tempo eu pensei que  Fuji estivesse perdida dentro da fotografia. As câmeras reflex da empresa nunca foram muito famosas e as Prosumers, área em que sempre tiveram ótimos equipamentos, estafam definhando por conta do barateamento das câmeras reflex de entrada. Mas, a empresa sempre foi engenhosa e sempre deu um jeito de estar na mídia por conta de algum lançamento realmente fantástico. Tivemos a tecnologia dos sensores EXR que nunca primaram pela alta resolução, mas sim pela qualidade de imagem. Depois veio a Finepix X100 que é um dos poucos equipamentos que são unanimidade entre a mídia especializada, e agora eles estão abrindo o leque mais um pouquinho lançando uma câmera que é um meio termo entre a caríssima X100 (quase 4 mil reais no Brasil) e as câmeras compactas mais simples.

A novíssima Fuji Finepix X10 foi anunciada hoje, embora muitas de suas especificações já estivessem correndo pela internet. Estamos falando de uma câmera compacta com design retro (impossível não se lembrar das câmeras rangefinders da Leica) e com grande poder de fogo. Ela é equipada com um sensor CMOS de 2/3 polegadas utilizando a tecnologia de pixels EXR e com 12 megapixels de resolução máxima. Para quem não sabe ou não lembra, a tecnologia EXR permite que você trabalhe com os pixels de maneiras diferentes. Ao utilizar o modo de resolução máxima você vai conseguir uma imagem com 12 megapixels. Mas, se utilizar o modo EXR cada pixel do sensor vai se ligar ao pixel vizinho e criar uma unidade com o dobro do tamanho. Nesse caso, você vai ter uma imagem com 6 megapixels de resolução máxima, mas vai adquirir maior range dinâmico ou simplesmente melhorar a captação da luz e diminuir o ruído em cenas com pouca iluminação. Já tive oportunidade de utilizar uma câmera com sensor EXR e a coisa realmente funciona.

Ao contrário da irmã maior, a Finepix X10 possui uma lente com zoom ótico, mas nada absurdo que venha a comprometer a qualidade da imagem. A lente existente no equipamento é uma 28-112mm (equivalente) que nos proporciona uma boa grande angular e uma meia-tele com distância focal ideal para retratos. Junto a isso, temos uma generosa abertura de diafragma que fica em f/2,0-2,8. Creio que é uma das lentes mais luminosas dentro das câmeras compactas. Encontramos na câmera diversos modos pré-programados, modos de prioridade e modo manual completo. A câmera também é equipada com a tecnologia Fuji de nivelamento do horizonte (eu vi isso na HS20 e achei o máximo, toda câmera deveria ter) e pode gerar imagens em RAW que podem ser convertidas na própria câmera para JPEG ou no software fornecido com o equipamento (finalmente vamos poder editar os RAWs da Fuji). A câmera também pode gerar vídeos em Full HD (1920x1080p) com 30 fotogramas por segundo.

A Fuji também está colocando à disposição do consumidor alguns acessórios como um adaptador para filtros fotográficos, dois modelos de flash TTL e um case de couro com estética também retro. A nova Fuji Finepix X10 vai chegar ao mercado em novembro custando US$ 600,00. Vejam abaixo o vídeo de lançamento do novo equipamento.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários