Meio Bit » Arquivo » Internet » "Beta contínuo" é a maior bobagem da "Web 2.0"

"Beta contínuo" é a maior bobagem da "Web 2.0"

17 anos e meio atrás

Até hoje não entendi todo o exagero e mitologia que cerca a Web 2.0. Vários dos "conceitos" existem há anos e são conhecidos e usados desde 2001 por desenvolvedores, até que o Tim O'Reilly decidiu vender mais livros e começou uma campanha de marketing.

Mas de toda a lista de fatores óbvios, acredito que o mais idiota de todos é o tal "beta contínuo".

Ao contrário do que muitos possam ter pensado, o Beta ao lado do logotipo do MeioBit é a definição "clássica" de um produto beta, ou seja, o seu núcleo está pronto, mas entra em fase de testes, amadurecimento e estabilização. Essa sandice de transformar um processo de engenharia de software em "implementação contínua" não deveria ter colado, mas enganou muita gente.

O Beta da Web 2.0 tem um nome e chama-se versionamento, onde um produto 1.0 possui builds e releases de manutenção até a próxima grande versão. Por exemplo: 1.0.10 build 550, 1.1.12 build 325, etc.

Ser Beta também significa: use por sua conta e risco. NENHUMA empresa investindo caro em sistemas vai aceitar esse tipo de contrato. Eles querem versões finais, estáveis e funcionais, de acordo com o escopo definido do projeto.

Como vocês podem ver, pela mudança no layout, estamos trabalhando e lendo todo o feedback e trabalhando para trazer as melhorias. Esperamos que tenham gostado. O Celso vai detalhar as mudanças em outro post.

relacionados


Comentários