Feche os olhos para ganhar no “Pedra, Papel, Tesoura”

A arma definitiva do pedra, papel, tesoura.

A arma definitiva do pedra, papel, tesoura.

Esse é o tipo de dica que faria um mega sucesso no jardim de infância, quando decisões importantes, como quem começaria com a bola na pelada do recreio, se faziam pela milenar disputa do “pedra, papel, tesoura”, também conhecido como “joquempô”.

Num estudo da Universidade de Londres, Richard Cook e seus colegas analisaram o comportamento de 45 adultos disputando rodadas da brincadeira. Detalhe: nas partidas, um ou ambos jogavam de olhos fechados.

O resultado surpreende: houve mais empates que o habitual e, quando alguém ganhava, na maioria das vezes era a pessoa de olhos fechados.

Os cientistas descobriram, ainda, que os jogadores de olhos abertos sempre mostravam a mão com um atraso sutil, de cerca de 200 milisegundos, mas o suficiente para tentar imitar o competidor vendado. Isso se deve ao nosso impulso de querer imitar quem está à nossa volta. E nem adianta espernear e dizer que você é original/autêntico; Peter Enticott, psicólogo de Melbourne, Austrália, diz que esse tipo de imitação está além do nosso controle.

Via NewScientist.

Relacionados: , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples